O Diretório Central dos Estudantes (DCE) realiza nesta quarta-feira, 3 de abril, a partir das 11h, um debate sobre o trote no ambiente acadêmico.
Inspirado no mote “Trote não legal”, o DCE pretende aprofundar uma discussão que transcende as calouradas realizadas sempre no início de cada semestre. “O trote é, na verdade, o que culmina, é a manifestação mais visível de um conjunto de opressões que está na rotina da vida acadêmica, como o machismo e a homofobia”, analisa Natália Guimarães.
Aluna do 5º período do curso de Ciências Sociais, Natália Guimarães é uma das responsáveis pela estruturação do Núcleo de Combate às Opressões, criado pela atual gestão do órgão para discutir e propor medidas de enfrentamento à discriminação no ambiente universitário.
A atividade será realizada na Praça de Serviços e reunirá a professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), a coordenadora-geral do DCE, Natália Ferreira Guimarães, o professor Luiz Guilherme Knauer, diretor para Assuntos Estudantis e a coordenadora de Assuntos Comunitários, Maria Célia Nogueira Lima.