
O curso foi pensado devido à grande demanda dos alunos que, com o crescimento da área no mercado de trabalho, buscam mais qualificação e uma educação continuada. "É uma área de trabalho em que percebemos muita demanda, e por isso, querendo qualificar cada vez mais os veterinários e os profissionais da área", afirma a professora Cléia Ornellas.
Mas além de alunos da Escola, o curso contou com a participação de veterinários do Instituto Mineiro de Agropecuária, do Ministério da Agricultura e outros profissionais autônomos. Altair Correa da Silveira, que trabalha no Ministério da Agricultura, buscou aprofundar seus conhecimentos na área em que trabalha. "Já trabalho um pouco com esse tema, na avaliação de planos da empresa, mas aqui estou tendo a oportunidade de aprender sobre a formulação do plano. O curso que está sendo mais voltado para a prática, e isso é muito bom", comenta.
Úden Tavares, ex-aluno da Escola e consultor em segurança alimentar, e Dayane Morais, química, ministraram o curso nos dois dias e utilizaram uma dinâmica de apresentação dos temas com análise de casos e compartilhamento de experiências entre os participantes. "O interessante é que o curso não está rígido, tem muita interação com a turma", afirmou Úden.
Jennifer Reis Rodrigues é do 9º período de medicina veterinária na Escola, e afirmou que o curso foi uma forma de aprofundar e complementar as aulas. Na disciplina que teve sobre o assunto, a APPCC não foi tratada de forma tão aprofundada. "Apesar de ter sido apenas dois finais de semana, está sendo muito proveitoso. Eu ainda estou em dívida se irei seguir essa área, mas é bem promissora e tem bastante mercado para profissionais. O problema é capacita-los, e esses cursos ajudam exatamente nisso".
Perspectivas
Joana Marchesini Palma que é recém-formada na Universidade de Brasília e pretende fazer mestrado na Escola na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal afirmou estar interessada em continuar participando dos cursos. "Aqui estamos vendo etapa por etapa, tem muito exercício e é muito bom para tirar as dúvidas. Os outros cursos me interessam com certeza, porque todos estão na minha área. Rotulagem, então, quero fazer com certeza!".
A participante do curso Nathália Cruz, que estuda medicina veterinária na Universidade PUC Betim, parabenizou a equipe do DTIPOA pela realização do curso, e desejou que novos cursos sejam programados. "O primeiro dia foi muito proveitoso e acredito que com o conteúdo ministrado, debates e o exercício proposto irão somar na vida profissional de cada um que esteve presente no curso. Que esse curso, seja mais um incentivo para vocês continuarem na organização de outros cursos dentro da área", disse Nathália.