Ocorreu na Escola de Veterinária da UFMG entre os dias 16 e 21 de setembro de 2019 o curso "Sistemas Productivos Biológicos Biointengrados Sustentables". O curso foi ministrado pelo Dr. German Merino, professor da Universidad Catolica del Norte (UCN) do Chile, aos alunos do Programa de Pós Graduação em Zootecnia (PPGZ). O Dr. German é reconhecido internacionalmente por seu conhecimento no tema da Aquaponia e também possui uma empresa comercial onde produz trutas e diferentes hortaliças.
O curso,coordenado pelos professores Ronald Kennedy Luz e Cintia Nakayama, foi importante para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. O evento também representou uma nova parceria internacional para a linha de pesquisa em Aquaponia da UFMG. Dentro dessa linha de pesquisa, existe o projeto "PROCAD Amazônia" aprovado pela Universidade Federal de Rural da Amazônia (UFRA) com participação do PPGZ e coordenação do professor Ronald.
Nesse projeto, será instalada uma nova área de estudos e pesquisa em Aquaponia junto ao Laboratório de Aquacultura da UFMG (LAQUA). Essa área será importante para os alunos da graduação e pós-graduação da UFMG de diferentes áreas poderem estudar e praticar manejos para a eficiencia da produção de peixes e hortaliças em sistema integrado. Também servirá para a realização de cursos teórico-práticos abertos à comunidade externa da UFMG e para divulgar a atividade da Aquaponia.

O sistema de Aquaponia vem sendo utilizado em todo o mundo como uma tendência de cultivo mais sustentável. Isso, pois há o aproveitamento da água de criação e nutrientes gerados pelos peixes pelas plantas. O sistema também utiliza de um sistema de recirculação de água; ou seja, o descarte de água para o ambiente é mínimo, aproveitando esse recurso natural.
No curso, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em criação intensiva de peixes, montagem, manutenção e dimensionamento de sistemas de recirculação de água monitoramento da qualidade hídrica para a produção integrada de peixes e plantas. Foram trabalhados, também, os requerimentos das plantas quando cultivados em Aquaponia.
Outro ponto relevante da visita do Prof German foi a possibilidade da UFMG sediar o próximo "Congreso Internacional de Acuaponia" em 2021, que este ano será realizado na Colômbia. Dessa forma, serão reunidos, em Belo Horizonte, os nomes mais importantes do mundo dentro da área de Aquaponia.