Até o dia 7 agosto estão abertas as inscrições gratuitas para a 8ª edição do Curso do Programa em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Este ano o evento anual será totalmente a distância. O tema será Covid-19 – Do vírus à pandemia: o que sabemos?
Dirigido à população em geral, o curso tem o objetivo de apresentar às pessoas interessadas em diferentes aspectos celulares e moleculares da covid-19. A proposta também visa consolidar, atualizar e integralizar o conhecimento científico, criando pontes entre a universidade e a sociedade.
Por isso, estudantes de pós-graduação, professores e outros profissionais vão demonstrar de forma objetiva e perceptível a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento social e da qualidade de vida das pessoas.
Serão cinco encontros, de segunda a sexta-feira, abordando na programação: aspectos biológicos e evolutivos do vírus Sars-Cov2; infecção, transmissão e epidemiologia da covid-19; imunização e o que acontece na relação entre vírus e hospedeiro; tratamentos e vacinas em desenvolvimento; como anda o cenário atual e como poderá o ser o futuro da doença.
O curso é organizado por um comitê formado pelos estudantes de programa de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas UFMG, com apoio de cientistas, doutores e professores da universidade.
As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, até o dia 7 de agosto e enquanto houver vagas.
Programação
10 de agosto
Aspectos do Sars-Cov2: biologia, evolução. Palestra de Leonardo Camilo De Oliveira e Luciana Barros de Arruda.
11 de agosto
Infecção, transmissão e epidemiologia. Palestra de Luciana Pádua Tavares e Maurício Lacerda Nogueira.
12 de agosto
Resposta Imune, interação vírus-hospedeiro. Palestra de Rafael Polidoro Alves Barbosa, Lucas da Silva Faustino e Vivian Vasconcelos Costa.
13 de agosto
Tratamentos e Vacinas. Palestra de Mauro Martins Teixeira, Rafael Elias Marques e Ludmila Rodrigues Pinto Ferreira Camargo.
14 de agosto
Cenário atual e futuro. Palestra de Aline Silva de Miranda, Unaí Tupinambás e Lucas Fabrini Ramalho Zanandrez.