Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Curso de Medicina Veterinária da UFMG é classificado como o melhor do Brasil

O curso de Medicina Veterinária da UFMG foi eleito o melhor do Brasil, segundo ranking publicado ontem, dia 19 de setembro de 2016, pelo jornal Folha de São Paulo. O Ranking Universitário Folha (RUF) utiliza-se de cinco indicadores para análise: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O curso obteve a pontuação mais alta entre os 182 examinados, de universidades públicas e privadas, e figura como primeiro em qualidade de ensino e em terceiro na avaliação de mercado.
 
O diretor da Escola de Veterinária, professor Renato de Lima Santos, destaca a importância da classificação como instrumento para a constante busca de excelência na formação profissional da graduação. “Estar entre as primeiras do Brasil e, principalmente na primeira posição, demonstra que a Escola é bastante competitiva e competente na formação do médico veterinário”.
 
Renato exalta que “a Escola de Veterinária da UFMG é uma das mais antigas e mais consolidadas do Brasil. O esforço, dedicação e motivação de nossos professores, servidores técnico-administrativos e, principalmente, de nossos alunos são os componentes mais importantes para o bom desempenho. Além disso, a infraestrutura construída ao longo de décadas possibilita a expressão desse potencial”.
 
O curso, criado em 1932, é voltado para a formação de profissionais que irão trabalhar com animais de pequeno e grande porte, com foco em áreas como clínica, reprodução, cirurgia, produção, sanidade e defesa animal, controle de zoonoses e inspeção de produtos de origem animal. O médico veterinário deve estar principalmente apto a desenvolver sistemas e processos tecnológicos ligados a problemas sanitários, produção de alimentos, produção animal e produtividade de rebanhos, contribuindo para o aumento no fornecimento de alimentos de alta qualidade. Desta forma, o profissional garante a proteção da saúde animal e humana.
 
“A ascensão do curso à primeira posição é algo que traz grande satisfação para nossa comunidade e o fato de termos o reconhecimento externo como um dos melhores cursos do país é muito relevante”, salienta o diretor da Escola. Para ele, “os rankings têm se tornado cada vez mais populares. Além de orientar a escolha de instituições por futuros estudantes, para os gestores acadêmicos tais avaliações são instrumentos de aperfeiçoamento. Assim, os aspectos nos quais a Escola de Veterinária da UFMG não obteve o primeiro lugar nos orientam no estabelecimento de prioridades a serem atendidas no desenvolvimento acadêmico da Escola”.
 
Acesse o ranking completo neste link

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola