O curso de Inseminação Artificial em Bovinos, promovido pela Escola de Veterinária da UFMG desde 2006, acontece uma vez por mês na fazenda experimental Prof. Hélio Barbosa localizada em Igarapé. Neste mês, a data do encontro será entre os dias 17 e 21 de dezembro.
A partir do 2º semestre de 2012, o curso passou uma reformulação e trouxe algumas novidades. “Usamos da tecnologia para melhorar as aulas, como vídeos em power point, muitas imagens e data show. Com isso, o dinamismo é maior tanto nas aulas práticas, quanto nas aulas teóricas. Sem contar que já havia um grande interesse da diretoria em ter um aluno da Escola de Veterinária da UFMG ministrando o curso”, explica Dimitre Giancarlo, aluno de graduação e responsável por ministrar o curso.
Com orientação do professor Allan Maia, o curso é voltado basicamente para alunos de veterinária, funcionários das fazendas e produtores rurais. Mas também é aberto ao público em geral.
“Aprendi a inseminação muito rápido e como me destaquei nessa parte prática, o professor acreditou no meu potencial e me indicou ao curso, com aval da Câmara Departamental, do diretor da fazenda, prof. Leonardo Lara e do diretor da Escola, professor José Aurélio Bergmann,” afirma Dimitre.
O curso se baseia em um tripé que se resume em: montagem do aplicador e inseminação, observação de cio e manejo de botijão. Segundo o aluno, a expectativa para o próximo curso é muito boa. “Esperamos que sempre tenham muitas pessoas interessadas em aprender a inseminação e que possamos sempre melhorar a qualidade do curso”, afirma.
Para que o curso aconteça é necessário mínimo de 8 alunos. As inscrições tem o valor de R$ 605,00 e devem ser feitas através do telefone (31) 3534-3708 ou pelo e-mail fazendavet@yahoo.com.br