"O importante é que abram suas mentes e corações, porque sem paixão não temos força para superar qualquer obstáculo, por menor que seja. Tenha sempre em mente que a evolução é uma lei da natureza. Se observarem os animais e plantas que não evoluem se extinguem, e o mesmo acontece com as ideias retrógradas, que serão sempre superadas pelas novas e consistentes, e cada vez mais, humanitárias." Mensagem deixada pelo professor Lincoln Pimentel Ribeiro, idealizador do curso de Aquacultura na UFMG, durante o descerramento da placa de comemoração aos 10 anos do curso.
Na última sexta-feira, dia 30 de novembro de 2019, aconteceu o descerramento da placa de comemoração aos 10 anos do curso de aquacultura. A placa foi confeccionada com o apoio de grande parte dos alunos já formados pelo curso de aquacultura, professores e técnicos do curso, em especial o doutorando Franklin Fernando Batista responsável pela organização da cerimonia. Franklin diz “Podemos dizer que a cerimônia foi o “ponto de exclamação” de uma história que teve início no começo do ano, quando alguns alunos já formados do Aqua tiveram a ideia de marcar a Escola de Veterinária de forma indelével com um pouco da história do curso, resumida por meio dos nomes dos atores que participaram deste enredo de 2009 até o presente 2019”.
A diretora da Escola de Veterinária Zélia Inês Lobato agradeceu o apoio de todos para a confecção da placa que marca a história do curso de aquacultura na Escola. Zélia diz “Foi muito bom poder contar com a prontidão e colaboração de todos, principalmente os alunos que já se formaram, para a confecção da placa”
Em parceria com o Cememor o evento contou com a apresentação da violeira Letícia Leal. Ela, médica veterinária formada pelo curso de medicina veterinária da UFMG, volta com muita felicidade na escola para comemorar a consolidação do curso de Aquacultura. Letícia diz “vejo no dia-a-dia a importância de profissionais formados e treinados para dar assistência técnica na produção de pescado, principalmente com a grande popularidade que o peixe tem feito nas mesas das famílias brasileiras”.
O professor Kleber Campos Miranda do Departamento de Zootecnia também enfatizou a importância dos profissionais formados para o crescente mercado da aquacultura e agradeceu aos professores, técnicos, alunos e profissionais que ajudaram a consolidação do curso dentro da área se tornando hoje uma referência. Kleber ressalta “Ficamos muito felizes em saber que o curso hoje está muito bem alicerçado, tem uma consolidação no mercado e forma excelentes profissionais”.
Confira as fotos do evento aqui.