
“A aquacultura aparece cada vez mais no cenário nacional. Com as mudanças em hábitos alimentares, mudanças na forma de produzir, o peixe vai ser cada vez mais um alimento consumido. O curso de aquacultura é um curso estratégico para o Brasil, para formar profissionais que trabalhem nessa área”, ressaltou o professor Carlos Leal, coordenador do curso de aquacultura e responsável pela comissão que organizou o evento de comemoração de 10 anos do curso na UFMG.
A comemoração, que aconteceu no dia 2 de outubro de 2019, é um marco na história da UFMG que conseguiu consolidar o curso e atuar de forma pioneira no Sudeste. Como afirma o professor do Departamento de Zootecnia, Edgar de Alencar ”no contexto de produção, nós somos talvez a Escola pioneira entre as que trabalham com sistemas de reuso de água desde a década de 90”.
Organizado pelo Centro de Memória da Escola de Veterinária (Cememor), a comemoração contou com uma exposição com memórias do curso. A exposição criada em parceria com a Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária apresenta vídeos explicativos, objetos e imagens para relembrar a importância deste curso dentro do contexto econômico e científico.
No evento, o projeto de tecnologia e processamento de pescados, feito pelas professoras Carla Ferreira e Lilian Viana, com o apoio do servidor da área tecnologia de alimentos Samuel da Silva, apresentou produtos elaborados a partir da tilápia cultivada em laboratório mostrando a importância das pesquisas relacionadas à aquacultura para o fomento da produção de peixes e seu consumo.
O consumo da carne de peixe no Brasil tem aumentado devido a tendência atual de uma alimentação saudável. Desta forma o curso de aquacultura se faz necessário em uma região central do país para fornecer profissionais aptos a trabalhar e recursos novos para aumentar a produção. A UFMG acolheu o curso de aquacultura e investiu em novas tecnologias de proteção da natureza levando a Escola a ser destaque em sua área. Além disso, como destaca o aluno Alison do 9° período o curso de aquacultura “é um curso do futuro, é um curso que precisa existir para alcançarmos um crescimento sustentável”.
As fotos do evento estão disponíveis aqui.