A visita foi parte do projeto “Eco Vida”, que busca ressaltar nas crianças a percepção de respeito aos animais e à vida como um todo. A visita teve como tema “A valorização do Médico Veterinário”. Márcia Amaral, coordenadora do Colégio Dona Clara, a professora Cléia Batista Dias Ornellas, do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e o professor Rubens Antônio, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, são os responsáveis pela iniciativa. Os três estiveram presentes durante toda a visitação e atividades oferecidas. Muitos alunos da Escola, que não conheciam o projeto, acabaram se juntando ao passeio e se mostraram interessados em participar das próximas excursões.
De acordo com Márcia, “a criança, quando pequena, está desenvolvendo sua identidade. Então, ela precisa identificar outros seres que têm vida e que também requerem cuidados, carinhos e alimentação, assim como ela requer de seus pais. A ideia do projeto é trabalhar a identidade e despertar valores de cuidado nas crianças”. Assim, é questionado e discutido a
importância de respeitar os animais e o próximo. “O contato direto com os bichos desperta nas crianças um novo olhar sobre elas mesmas e sobre a importância da afeição”, ressalta Márcia.
O projeto foi dividido em três semanas, devido ao grande número de alunos. A primeira visita foi direcionada à crianças entre 3 e 4 anos. Na próxima quarta-feira, 25 de setembro, a Escola recebe crianças com idade entre 5 e 6 anos. Para Rubens, “trazer o colégio para dentro da faculdade é gratificante. A oportunidade das crianças de entrar em contato com os animais ressalta a importância da Medicina Veterinária e dá maior visibilidade à Escola”. Ele ainda conta que ficou surpreso com a recepção dos universitários às crianças e que outros professores se interessaram pelo projeto, assim, ele acredita que novas visitações possam surgir.
A professora Cléia esclareceu que “o objetivo da visita era dar oportunidade de realizar uma aproximação das crianças com os animais. No colégio, as crianças estão estudando o reino animal, então, vimos uma oportunidade excelente para essa ação. Observei que o passeio foi extremamente positivo, pois promoveu o contato direto das crianças com os animais, sem muitas restrições. Foi um momento muito importante tanto para eles como para nós”.