O Projeto UNILEITE é um projeto de extensão, ensino e pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG em parceria com empresas privadas. O principal objetivo é desenvolver e promover a disseminação de conhecimentos sobre os processos e os aspectos gerenciais da melhoria da qualidade do leite, além da otimização da criação de bezerras em rebanhos bovinos leiteiros no estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .
O Projeto abrange alunos de graduação e pós-graduação, produtores de leite, ordenhadores, profissionais de ciências agrárias e demais integrantes da cadeia produtiva do leite, proporcionando benefícios à ela como um todo. Ele realiza várias ações em comum acordo com seus parceiros, como o Dia de Campo UNILEITE – na sua 17ª edição, com 300 participantes em cada evento, simpósios, palestras técnicas, cursos formais para estudantes e profissionais, atendimento ao produtor, imersão de estudantes em fazendas parceiras para organização de processos técnicos e gerenciais, entre muitas outras.
O UNILEITE atua de forma itinerante, estando presente em mais de 30 municípios, sendo mais de 275 propriedades atendidas, 500 colaboradores certificados e mais de 320 estudantes de graduação capacitados para o uso das melhores práticas técnicas e gerenciais capazes de impactar positivamente o desempenho produtivo e, consequentemente, econômico da atividade leiteira.
A qualidade do leite é assunto de fundamental importância, com um setor leiteiro cada vez mais competitivo, legislações rígidas e um mercado consumidor mais exigente frente à qualidade e à sustentabilidade dos alimentos presentes na sua mesa. É necessário aplicar de forma prática os conhecimentos técnicos capazes de impactar positivamente o resultado da atividade, fazendo o uso contínuo de práticas gerenciais, qualificadas em garantir sua aplicação e gerar informações que servirão de base para a tomada de decisões em todos os setores de uma fazenda leiteira.
Dessa forma, o Projeto UNILEITE reconhece a necessidade de geração constante de conhecimentos técnicos e da integração de elementos propulsores das atividades de ensino, gerenciamento de processos e geração e interpretação de banco de dados. Com isso, ele propõe-se a contribuir para a formação de jovens talentos, favorecer a empregabilidade de egressos da Escola de Veterinária, aumentar o tempo de permanência médio de funcionários em fazendas leiteiras e estimular maior fixação do homem do campo no meio rural, participando do desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Brasil.
Nos anos de 2018 e 2019 atuou na região de Abaeté em 08 propriedades: Fazenda Bicué, do produtor Fernando Amorim; Fazenda Vai e Vem, do produtor João Carlos de Oliveira; Fazenda Galheiros, do produtor Belmiro Francisco de Almeida; Fazenda Olaria, do produtor João Eustáquio de Lima; Fazenda Boa Vista, do produtor Prudêncio Vieira; Fazenda Retiro das Palmeiras, do produtor José Soares; Fazenda Palmeiras, do produtor Adelson Ramiro; e Fazenda Malhada, do produtor Antônio Carlos da Costa. Os resultados médios foram redução média de 47% na Contagem de Células Somáticas (CCS) e de 39% na Contagem Bacteriana Total (CBT), destacando-se a Fazenda Galheiros, que obteve redução média de 56% em sua CCS.
No dia de encerramento do ciclo 2019, com a presença de mais de 350 participantes, dentre eles estudantes e profissionais da área, produtores rurais, colaboradores e técnicos do setor agropecuário, foram realizadas palestras e discussões sobre temas atuais que impactam na cadeia produtiva leiteira, dentre eles: Protocolo de Tratamento e Prevenção de Mastite ministrada pela MSD Saúde Animal Brasil , Novas Perspectivas frente à Instrução Normativa 76/77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, discutida pela CCPR-Itambé e o Suporte Nutricional no Auxílio da Prosperidade da Fazenda Leiteira pela Nutron Brasil.
Ao final, o professor Lívio Molina, idealizador e coordenador do Projeto UNILEITE, ministrou a respeito da história do Projeto, metodologia de trabalho e a importância da liderança e da valorização dos funcionários que trabalham nas fazendas. Foram premiadas as fazendas participantes que se destacaram nesse ciclo com as seguintes categorias: Melhor Fazenda – Fazenda Vai e Vem; Melhor Produtor – Antônio Carlos da Costa; Melhor Ordenhador – Edilene Aparecida da Silva; Melhor Equipe de Ordenha – Maria Helena Lopes Soares e Mozar Antônio Soares; e Melhor Resultado – Belmiro Francisco de Almeida.