Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Conheça o novo laboratório de farmacologia e terapêutica veterinária da Escola

A Escola de Veterinária tem motivos de sobra para comemorar: foi entregue em novembro de 2021 a mais nova instalação do laboratório de farmacologia e terapêutica veterinária. A reforma do lab., que agora conta com equipamentos especializados como o sistema de recirculação automático e o controle de qualidade de criação, faz parte do conjunto de ações realizadas pelo Projeto Brumadinho. 

Responsável por projetos de pesquisas relacionados à avaliação ecotoxicológica de amostras ambientais, substâncias isoladas e misturas complexas utilizando embriões, larvas e adultos de peixe-zebra, o laboratório de Terapêutica Veterinária é coordenado pela Prof. Dra Gilcinéa de Cássia Santana, com o auxílio de outros dois integrantes: o Dr. Rhaul de Oliveira do projeto de Iniciação científica e o doutorando Helder Guilherme

Além das avaliações ecotoxicológicas, o laboratório também é responsável por análises farmacológicas de drogas veterinárias e sua aplicação terapêutica em peixes; projetos de pesquisa relacionados com a área de farmacologia de organismos aquáticos; manipulação farmacológica de fórmulas magistrais; oficinas veterinárias, cursos e palestras.
 
Possuindo projetos de pesquisa e extensão, este novo laboratório possibilita que a escola e seus pesquisadores possam desenvolver trabalhos com o modelo zebra-fish (peixe-zebra) de modo a aprimorar e desenvolver conhecimentos úteis à sociedade. Um exemplo de trabalho prestado à comunidade externa que utiliza esse modelo de estudo, é a análise da água do Rio Paraopeba em Brumadinho. 
 
Atualmente o laboratório de farmacologia e terapêutica veterinária conta com dois sistemas de recirculação de água (um manual e um automático) e uma sala de embriões voltadas para análises ecotoxicológicas, com lupa e softwares capazes de medir os batimentos cardíacos das larvas dos peixes, medir o fluxo sanguíneo, contabilizar a mobilidade e observar a má formação. Segundo a professora responsável pelo projeto, Prof. Dra Gilcinéa, esta estrutura laboratorial apresenta padrões internacionais, sendo ele o único laboratório deste porte em toda a UFMG
 
 
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola