Em funcionamento desde 2018, o Multilab “tem o intuito de dar suporte à pesquisa que envolva de alguma forma a experimentação animal nas mais distintas áreas da medicina veterinária e da zootecnia, bem como em áreas correlatas ou de cooperações”, como dito no site do laboratório. Apesar de começar seu funcionamento em 2018, o Multilab foi idealizado em 2011, sempre com o objetivo de ser uma ponte entre as múltiplas áreas do conhecimento.
A Escola de Veterinária já realizava atividades com grande abrangência, devido à variedade de espécies de animais presentes nas atuações da instituição. Adicionalmente, vários professores da veterinária já trabalhavam em cooperação com outras áreas, em vista das necessidades específicas de cada assunto. Ambos esses fatores exaltam a necessidade um local como o Multilab, que tem como principal característica a multidisciplinaridade.
A conexão entre essas áreas traz muitos benefícios para os projetos realizados no laboratório, porém com a multidisciplinaridade também vem desafios, como falado pela Profa. Fabíola, coordenadora do Multilab, em entrevista: “Os principais desafios sem dúvida se relacionam à manutenção do espaço e dos equipamentos em condições ideais de uso. Quanto à diversidade de usuários, creio que todos tenham bastante consciência do coletivo. Sabem que tudo é de todos e os cuidados são redobrados com os equipamentos por conta disso. Ainda não temos um técnico exclusivo para a estrutura, embora tenhamos sido recadastrados como laboratório institucional de pesquisa pela pró-reitoria de pesquisa da UFMG. Dessa forma todos os envolvidos acabam sendo pluripotenciais”.
Os projetos desenvolvidos no laboratório acompanham a filosofia multidisciplinar do Multilab, abrangendo diversas áreas. Um grande exemplo são os projetos desenvolvidos em Brumadinho, onde foram realizadas coletas de materiais e amostras da fauna e de animais domésticos da região atingida pelo deslizamento de lama tóxica causado pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale em 2019. A ação do Multilab permitiu que as análises de diversos materiais fossem realizadas de maneira conectada, mesmo que não pertencessem a uma só área.
É em projetos como o de Brumadinho onde a importância do Multilab é destacada, já que sem uma unidade multidisciplinar, esse tipo de ação não seria possível. Ainda sobre a necessidade de expandir os modos de pesquisa, é dito o seguinte no site do Multilab: “Considerando a formatação atual dos laboratórios do departamento de clínica e cirurgia veterinárias, há a necessidade de desvincular os espaços para uso em pesquisa dos de rotina hospitalar. O aspecto de excelência e exclusividade à pesquisa será de grande importância para dar agilidade ao processamento e análise das amostras de experimentos, permitindo aumentar a produtividade dos pesquisadores e seus orientados”.
Além do projeto de Brumadinho, o Multilab realiza diversos outros projetos, dentre eles pelo menos 10 são realizados com parcerias privadas e outros IE, além do desenvolvimento de inovação e tecnologia no laboratório.
Sobre o futuro, o laboratório continua se expandindo. Segundo a Profa. Fabíola: “Mesmo com poucos recursos temos conseguido manter as publicações e expandi-las com grande potencial de internacionalização dos nossos pesquisadores parceiros. Começamos com 17 e hoje são mais de 70, de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e de outros vários estados brasileiros”.
Acesse o site do Multilab e conheça mais sobre o laboratório!