Nesta manhã, 04 de junho, ocorreu a confraternização de encerramento da Gestão 2010-2014 da Diretoria da Escola de Veterinária. O evento foi no saguão da diretoria e contou com a presença de funcionários, professores, do até então diretor José Aurélio Garcia Bergmann e da vice-diretora Zélia Inês Portela Lobato. O novo diretor Renato de Lima Santos e a nova vice-diretora Sandra Gesteira Coelho também estiveram presente.
O diretor José Aurélio falou da importância da Escola de Veterinária em sua vida e destacou que a Escola é como o seu lar. “A convivência com as pessoas da nossa casa, depois de 35 anos na UFMG foi algo indescritível. Foi um crescimento pessoal proporcionado a partir do momento em que eu pude conhecer e entender as pessoas”. Para o professor, a direção foi o coroamento de toda a história construída dentro da universidade. “Ter a chance de me despedir, após 35 anos, sendo o diretor da Veterinária é muito gratificante. A minha história foi construída na Veterinária e coroada com o posto de diretor”.
Zélia Lobato destacou a chance que teve em poder contribuir com suas ideias e conhecimento, e, ao mesmo tempo, receber a mesma contribuição das pessoas com as quais se relacionou. “Pude ouvir demandas, ajudar pessoas e ver o potencial da Escola como um todo. Foi um prazer muito grande conectar departamentos, setores e pessoas, contribuindo, dessa forma, para a Escola como um todo". Zélia também ressaltou a oportunidade de conhecer colegas, técnicos e alunos de uma forma mais profunda. Falou ainda da gratificação em poder contribuir com a instituição na qual se formou. ”A gestão foi uma forma de retribuir um pouco tudo aquilo que a Escola me deu. Foi uma experiência muito enriquecedora. Não só no aspecto individual e acadêmico, mas também no aspecto administrativo, pois isso me proporcionou uma experiência muito grande. Foi muito prazeroso”.
A funcionária da seção de compras, Mirian Aparecida Ramos, trabalha há 31 anos na Escola e sempre teve convívio direto com os diretores. Mirian ressaltou a excelência do trabalho exercido por todos os administradores que passaram pela diretoria e a boa relação que construiu com a diretoria atual. “É mais uma diretoria da qual eu faço parte. A Zélia e o Aurélio foram, assim como os outros, excelentes administradores. Eles são muito humanos e estão sempre voltados para o lado do funcionário e do servidor em geral. Tivemos um relacionamento bem próximo, construímos uma relação de amizade. São pessoas a quem eu só tenho a agradecer. Fiquei muito satisfeita com a gestão e acho que eles fizeram um trabalho excelente”.
Iara Luiza Santos, secretária recepcionista da diretoria, ressaltou as qualidades dos gestores. “São pessoas boas, humanas, atenciosas, que se importam com todos. Foi muito bom trabalhar com eles. Vão deixar saudades”. A funcionária da seção de contabilidade Flávia Duque também ressaltou a atenção e disponibilidade dos gestores. “Sempre senti um apoio muito grande da diretoria, sempre estiveram disponíveis quando precisei de algo. Eles são exemplos para mim”, disse Flávia.
Para o professor Matheus Anchieta Ramirez, coordenador do Cenex, o ponto primordial da gestão foi a implementação de novos projetos de extensão e a criação da Assessoria de Comunicação. “A gestão avançou muito na parte de extensão, inclusive dando visibilidade para a Escola por meio da Assessoria de Comunicação. A assessoria foi um importante legado que possibilitou que toda a comunidade tivesse acesso aos avanços que são gerados dentro da Escola”.
O professor Roberto Guedes, evidenciou a parceria e o apoio que ele, e em especial, a pós-graduação animal, tiveram da gestão. “Um dos pontos principais foi o diálogo e a parceria. Eles colocaram o benefício da instituição em primeiro lugar. Acho que todos aqueles que solicitaram apoio, tiveram apoio”.
Eduardo Turra, professor do curso de Aquacultura, falou sobre o impulso que a gestão deu ao Laqua, Laboratório de Aquacultura. “Fizeram todos os esforços necessários para que tivéssemos um laboratório cada vez mais funcional. Fizeram com que as estruturas que estavam sendo instaladas há mais de 10 anos fossem finalizadas e até mesmo ampliadas. Eu fiquei muito feliz e satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo José Aurélio e pela professora Zélia. O trabalho condiz com o caráter e a competência dos dois".
A nova vice-diretora, Sandra Gesteira, também deu a sua opinião sobre a atual gestão e o que ela espera daqui para frente. “Acho que essa gestão trabalhou muito para a Escola, foram muito eficientes, melhoraram a Escola em vários aspectos. Espero que eu e o Renato consigamos dar continuidade a todo o trabalho, pois a Veterinária merece crescer e se destacar”.
A gestão iniciada em 2010 será substituída pelos professores Renato de Lima Santos e Sandra Gesteira Coelho, que tomam posse na próxima sexta feira, 06 de junho, às 10h. A solenidade de posse acontecerá no Auditório Professor Mário S. Couto Barbosa e será aberta a toda comunidade acadêmica e externa.
Confira aqui as fotos do evento.