A Semana do Conhecimento é um evento promovido pela UFMG, que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro. Durante estas datas, são realizadas várias palestras, seminários, mesas redondas sobre os mais diversos temas em todas as unidades do Campus. Na Escola de Veterinária, quatro palestras de temas diversos fizeram parte da Semana e aconteceram na sala B100 das 13h às 14h.
A primeira palestra do dia 14 de outubro teve como tema "Escolhi ser médico(a) veterinário(a), e agora?" e foi ministrada pela douturanda Laiza Bonela Gomes. Sobre a temática, Laiza comenta "Eu acho que [a palestra] traz pra eles uma visão de que há neles valores mais essenciais do que os valores julgados importantes da vida academica". A palestrante contou dos projetos que participou, mostrando que ser determinádo, empático e bondoso pode trazer o sucesso de forma mais rápida do que se cobrar ou julgar os outros. Por fim, a doutoranda fala que "A Semana do Conhecimento retira o aluno do ambiente dele (…) é um momento em que ele pode respirar e aprender sobre novos conhecimentos".
No dia 15, aconteceu a palestra do doutorando Breno Curty Barbosa, que trabalha no setor de UTI do Hospital Veterinário, de tema "Paciente crítico: como fazer abordagem?". "Quando a pessoa conclui sua formação, geralmente ele vai atender em plantão noturno, que são os momentos que chegam os pacientes críticos, que demandam um cuidado e uma atenção especial", disse Brendo. A palestra serviu para alertar os alunos com base na experiência do doutorando sobre como abordar um paciente crítico, o que, para ele, é fundamental para se reduzir as taxas de mortalidade. Sobre a Semana do Conhecimento, o doutorando comenta "a gente começa a preparar esses alunos que querem seguir uma carreira academica pra o que vão enfrentar no mestrado e no doutorado".
A palestra da quarta-feira foi "Aquaponia: produção de alimentos saudáveis em sistema sustentável", ministrada pela professora Cintia Labussière Nakayama. Sobre a palestra, a professora fala "Ela mostra para onde está caminhando o mundo, para onde está caminhando o Brasil em relação ao sistema de Aquaponia (…) ela também incentiva alunos interessados na pesquisa dessa área, abrindo uma nova linha de pesquisa que expande uma área já existente.".
O circuito de palestras da Semana do Conhecimento da Escola foi encerrado com a professora Cléia Ornellas ministrando a palestra "Gestão de tempo: como fazer?". Como professora, ela compartilhou sua experiência com alunos posto os horários; "Talvez a reflexão seja se existe uma sobrecarga de atividades ou se é má gestão do tempo por parte deles", comenta Cléia. Sobre o tema, ela diz "Buscando trazer essa organização pra instituição, oferecemos uma disciplina optativa de coaching e gestão de carreiras, tanto na graduação como na pós, em que trabalhamos diversos temas fundamentais para se costruir uma carreira.".