Professores, alunos e funcionários da UFMG estão sendo convidados a doar sangue para o Hemominas nesta quinta-feira, 14, de abril. A coleta acontecerá das 8h às 12h, na sala 3064 do Bloco 3 da Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha. Pessoas que não possuem vínculo com a UFMG também podem se integrar à doação. O objetivo da iniciativa é colaborar com o Hemominas, cujo estoque de sangue encontra-se baixo desde o carnaval. “Queremos também propagar a importância da doação de sangue entre os jovens universitários”, informam os organizadores da campanha.
Para participar é necessário apresentar documento de identidade. A coleta será feita por profissionais do Hemominas e utilizará material descartável. Segundo orientações do órgão, o doador não pode estar em jejum. É necessário ainda possuir boas condições de saúde e respeitar o prazo de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres) desde a última doação total. Para participantes com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo é de seis meses.
A promoção da campanha é de série de empresas juniores da Universidade – UCJ, Mult Jr, CPEJr., Produção Júnior, Farmácia Júnior, CRIA UFMG Jr., RH Jr. – João Pinheiro Júnior , Fundação Hemominas e Diretório Central dos Estudantes da UFMG. Em anos passados, os estudantes já organizaram coletas de sangue e doação de medula, consideradas de grande sucesso pelo Hemominas. A atual campanha prossegue no dia 26 na Fundação João Pinheiro.
Conheça as orientações do Hemominas, necessárias para quem pretende doar sangue:
• o candidato deve ter entre 18 e 65 anos de idade; estar com boa saúde;
• não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; pesar acima de 50 quilos;
• ter dormido bem na noite anterior à doação; não ter tido sintomas de gripe ou resfriado, febre ou diarreia nos últimos sete dias;
• não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ser usuário de drogas;
• não apresentar ferimento ainda não cicatrizado; não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após parto normal e seis meses após cesárea);
• não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia, não ter feito tatuagem, não ter sido exposto a situações de risco para aquisição de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
Saiba mais no site: www.hemominas.mg.gov.br.
Redação: Cedecom