O Programa Comuni esteve em Pompéu, atendendo mais um grupo de produtores familiares. Alunas que participam do programa, fizeram apresentações técnicas sobre as principais patologias que acometem galinhas caipiras entre os dias 02 e 05 de maio. Durante a visita, alguns animais foram examinados e outros foram trazidos à Escola para serem feitos diagnósticos precisos à respeito das doenças que vêm atingindo as criações.
O assunto foi demandado pelos produtores do município, que estavam encontrando dificuldades para lidar com as doenças em aves de fundo de quintal, e que acabam gerando impacto econômico nas propriedades. As alunas Barbara Emmanuelle Sanches Silva e Valquíria Bull apresentaram as formas de prevenção, identificação e, quando possível, tratamento desses animais. Além de desenvolverem uma cartilha com as principais informações.
As comunidades pediram ainda, que houvesse novasapresentações sobre as doenças que foram encontradas nas galinhas. A partir da avaliação das estudantes, serão agendados novos encontros com a comunidade, para levar o relatório sobre os animais examinados, falar sobre essas doenças, as formas de prevenção e os possíveis tratamentos. As datas ainda não foram definidas, mas devem acontecer em aproximadamente um mês, segundo o professor Matheus Ramirez, do Departamento de Zootecnia, responsável pela atividade.
Programa Comuni
O Comuni é uma parceria entre a Escola de Veterinária, a prefeitura de Pompéu, algumas cooperativas, lojas especializadas, organizações sindicais e movimentos sociais do município. Tem como objetivo promover a interação técnica e social da Escola com toda a comunidade de Pompéu.
O programa é constituído por 5 projetos, cada um com um foco de atuação. Sendo estes: atendimento a comunidades de agricultura familiar, prestação de assistência técnica em pecuária, monitoramento de qualidade de água, atuação do médico veterinário na saúde pública e produção do programa de rádio “Prosa com Pompéu”.