Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Com música de qualidade, I Farofa Musical reúne alunos, professores e funcionários

Sucesso. Foi assim que foi definido o primeiro dia da I Farofa Musical da Escola de Veterinária da UFMG. O evento que está sendo promovido pelo D.A. da Escola celebra os 80 anos da instituição em parceria com a diretoria.

Na última quinta feira, o tradicional pátio da Escola teve seu ambiente mudado por alguns instantes durante o horário do almoço e apresentou à comunidade os talentos musicais de alunos.  Para o presidente do D.A. da Escola de Veterinária, Felipe Santos do 8° período, essa mudança na rotina foi um dos fatores de destaque para a criação do festival. ”Acho que a importância de um festival como este é mostrar que temos talentos aqui dentro e que a Escola é também um lugar de convivência”.

O festival começou às 12h30 em alto e é claro, bom som. A primeira apresentação foi feita pela banda conduzida pelo vocalista Marlon Augusto Melo, do 2° período. Também integravam a banda, o baixista Daniel Abreu, os guitarristas Gabriel Chamom e Andersson Anthony e o baterista Joubert Bastos, aluno do 4° período de veterinária. O conjunto quebrou o silêncio e apresentou um rock de primeira linha, fazendo covers de bandas como Red Hot Chilli Peppers e Steppenwolf. Segundo o vocalista da banda, a presença do público foi algo marcante. “Foi bastante gente, muito mais do que eu esperava. Foi uma iniciativa bem legal. Espero que seja a primeira de muitas”.

Em seguida foi a vez do grupo liderado pelo aluno do 4° período do curso de veterinária, Ben Hur de Oliveira. Através de covers e composições próprias, o vocalista animou os presentes que participaram com entusiasmo de todas as músicas tocadas. Para o vocalista, a importância do festival reside nesta participação da comunidade da Escola. “Este tipo de festa é importante principalmente pela integração que gera entre os alunos”, afirma. Além de Ben Hur, compunham a banda o baterista Esdras Handel, o baixista Nino Nunes e o guitarrista Daniel Darezzo.

As bandas que irão se apresentar durante o festival serão avaliadas por um corpo de jurados constituído pelo professor Rubens Carneiro, do Departamento de Clínica e Cirurgias Veterinárias, pela aluna de pós-graduação da Escola, Daniele Miranda, e pelo professor de trompa e prática de conjunto da Escola de Música da UFMG, Marcos Albriecke. Os jurados prometem estar afinados na votação. Marcos é, além de professor, coordenador de vários projetos relacionados à música. Já Daniele é cantora desde os 12 anos. E o professor Rubens, escolhido pelos alunos para compor o corpo de jurados, é um amante da música. “Temos mais é que incentivar esse tipo de iniciativa para que a gente possa angariar mais pérolas para a música. Aprovo o festival”, afirma o professor Marcos.

Assim como Marcos, o professor José Aílton da Silva, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, aprovou a iniciativa e ressalta que o evento serve para destacar um dos pilares da comemoração dos 80 anos da Escola. “A ideia da Escola em relação à comemoração dos seus 80 anos é integrar aquilo que ela faz tanto na área científica e técnica, com a cultura e a arte”, afirma o professor que também é membro da comissão de comemoração dos 80 anos da instituição.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos, e a expectativa é de que outros festivais ocorram. “Eu toco instrumento musical e acho que no próximo festival eu vou participar”, afirma o aluno Vítor Marçal do 4° período.

Para aqueles que não presenciaram o primeiro dia do I Farofa Musical, fica abaixo uma amostra das performances das bandas que se apresentaram e o convite para as outras apresentações que serão nos dias 29 e 31 de maio e 04 de junho.

 

 

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola