Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Com inscrições abertas para trabalhos, Revista da UFMG elege a água como tema de sua próxima edição

Objeto de pesquisa e de processos de inovação científica e tecnológica e fonte de inspiração artística, a água é o tema do segundo número da Revista da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais deste ano (volume 20, nº 2), que recebe artigos até 31 de outubro.

Relançada em dezembro de 2012, depois de interrupção de mais de 40 anos, a Revista inaugurou sua nova fase com número dedicado ao corpo. Está em fase de produção gráfica a primeira edição deste ano (volume 20, nº 1), que aborda o tema cidade, com previsão de lançamento para agosto.

“O assunto (água) já compunha a primeira lista de grandes temas elaborada pelo conselho editorial, quando se planejava a retomada da publicação”, afirma a professora Heloisa Soares Moura Costa, do Instituto de Geociências, integrante do conselho e editora-executiva da Revista.

Ela lembra que os recursos hídricos ocupam, em 2013, lugar central na agenda de discussões de entidades internacionais e multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

A água também tem sido tema de debates que consideram aspectos cruciais como governança (mecanismos de gerenciamento dos recursos hídricos), quantidade, qualidade e distribuição, valoração econômica, biodiversidade aquática e recuperação de rios e lagos, ressalta o professor Francisco Barbosa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), vice-coordenador do INCT Acqua, sediado na UFMG.

Barbosa avalia que os artigos submetidos à Revista da UFMG possam tratar também dos impactos das mudanças climáticas, a segurança alimentar ligada à gestão hídrica, a economia verde, os riscos de desastres naturais, os fatores globais de degradação da qualidade dos mananciais e formação de recursos humanos.

“Outra questão crucial está vinculada à importância de gestão da água que se adapte a novas situações e que inclua as populações locais”, completa Barbosa, que coordena o Laboratório de Limnologia, Ecotoxicologia e Ecologia Aquática do ICB.

Retomada
Criada em 1929, a Revista da UFMG teve sua circulação interrompida em 1969. Depois de seu relançamento, em 2012, sua periodicidade passou a ser semestral. Produzida com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) e do Centro de Comunicação (Cedecom), a nova versão da Revista chegou à comunidade depois de mais de um ano de debates para definição de seus objetivos e de sua linha editorial.

A publicação conta com comissão editorial que, a cada número, se articula a um grupo formado de acordo com o tema escolhido para o dossiê central.

O volume 19, lançado em dezembro de 2012, pode ser adquirido nas livrarias da Editora UFMG e no Museu Casa do Padre Toledo, em Tiradentes (MG), ao preço de R$ 15. A edição completa e as informações referentes ao processo de submissão de artigos e normas para publicação de manuscritos estão disponíveis no site da Revista.

Redação: Cedecom

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola