Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Ciências Biológicas da UFMG tem primeiro microscópio de super-resolução de Minas

Um novo microscópio, desta vez de super-resolução, acaba de chegar ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Primeiro em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e único deste modelo no Brasil, o equipamento possibilita observar estruturas com resolução entre 15 e 20 nanômetros. Isso permite enxergar a interação moléculas até em células vivas. Seu alcance é dez vezes maior do que os outros seis microscópios convencionais de luz utilizados no Centro de Aquisição e Processamento de Imagens (CAPI) do ICB UFMG.
 
Adquirido por aproximadamente R$1,5M, com recursos da Finep (http://www.finep.gov.br/), segundo Dawidson Gomes, vice-diretor do CAPI, a expectativa é de que ele possibilite impulsionar pesquisas em diversas áreas como a Bioquímica, Parasitologia, Microbiologia, entre outras. "Ou seja, ele irá proporcionar um salto no limite técnico dos estudos e nos permitirá chegar ao nível molecular”, comemora o professor, do Departamento de Bioquímica e Imunologia.
 
Além da tecnologia de super-resolução por fluorescência, mesma que levou dois cientistas americanos e um romeno a conquistarem o Prêmio Nobel de Química em 2014, o novo microscópio adquirido pelo CAPI utiliza a técnica de reflexão total, que viabiliza observar moléculas próximas à membrana plasmática. No vídeo a seguir, o professor Dawidson Gomes fala um pouco mais sobre o equipamento.
 
 
O equipamento já foi calibrado para entrar em operação e está à disposição da comunidade científica. No momento, estão sendo criados protocolos e módulos de treinamento dirigidos aos pesquisadores interessados em usar o equipamento. O técnico Samuel Tadeu Rocha destaca ainda que a equipe do laboratório passou por capacitação em microscopia de reflexão total (Tirf) e em super-resolução para operar o equipamento e poder auxiliar os usuários. Toda a equipe do Centro foi envolvida em testes, focados em se aperfeiçoar ao máximo.
 
CAPI
 
O Centro de Aquisição e Processamento de Imagens é um Órgão Complementar do ICB UFMG. Espaço multiusuário, ele oferece infraestrutura para diferentes pesquisas científicas que têm como método de estudo a captura e a análise de imagens digitais.
 
Dirigido pelos professores Christopher Kushmerick, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, e Dawidson Gomes, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, oferece equipamentos e técnicos capacitados para dar suporte a pesquisas da UFMG e de outras instituições, bem como colaborar na formação de recursos humanos através de atividades de ensino e extensão.
 
Redação: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB)
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola