As inscrições para o programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras ainda estão abertas. Para graduação sanduíche na Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido, as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, dia 19. Já para Nova Zelândia, seguem até o dia 26, sexta-feira da próxima semana.
Os alunos da UFMG interessados em participar devem submeter suas candidaturas em formulário próprio disponível na plataforma MinhaUFMG. O candidato também deve preencher o formulário disponível no site do programa.
Para se candidatar, o estudante deve ter nacionalidade brasileira e ser aluno de excelência, conforme critérios da sua instituição de ensino. No ato da inscrição, é necessário apresentar comprovante de proficiência na língua estrangeira exigida pelo país-destino.
Outra exigência é que, até 1º de janeiro de 2014, a integralização curricular do estudante esteja entre 20% e 90%. Além disso, sua nota no Enem, em teste realizado a partir de 2009, deve ser igual ou superior a 600.
O programa
O Ciências sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
A UFMG já enviou, por meio do programa, 628 alunos para o exterior na modalidade graduação sanduíche. Os países mais procurados são Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes.