Na última segunda feira, 27 de agosto de 2012, encerrando o Simpósio internacional de doenças infecciosas, genéticas e metabólicas dos equídeos (Sindeq), aconteceu o ciclo de palestras dos pesquisadores da Universidade de Kentucky, USA. O evento promovido pelo INCT-Pecuária (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira) reuniu renomados pesquisadores como Udeni Balasurya, Charles Issel e David Horohov, que trataram, principalmente, de doenças infecciosas de equídeos e aspectos multidisciplinares de animais domésticos. As palestras foram apresentadas na Escola de Veterinária da UFMG.
Segundo o professor que organizou o evento, Jenner Karlisson do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), essa foi uma experiência extremamente importante. Ele reforça a afirmação dos palestrantes e diz que “não basta somente ter tecnologia, é preciso que se use uma série de outros fatores, que associados possam ser efetivos no combate das doenças infecciosas”.
Quem estava assistindo às palestras, prestou atenção em cada palavra, em cada exemplo, em cada imagem que foi mostrada, e ao final da apresentação os pesquisadores esclareceram as dúvidas. “Esse encontro nos possibilita obter mais conhecimentos e estreitar relações com pesquisadores e instituições”, afirma o médico veterinário Marcelo Fernandes Camargo, que participou do evento.
“Hoje há uma tendência de achar que ter apenas novas tecnologias e novas ferramentas biotecnológicas é suficiente, mas o homem ainda faz a diferença, na forma de pensar, na forma de agir, e ainda faz a diferença no desenvolvimento da ciência”, concluiu o professor Jenner ao final das apresentações.