“O que são os 80 anos da Escola de Veterinária da UFMG? Isso é muito ou isso é pouco? Somos uma Escola em movimento, uma Escola em contínua construção”, foi com essa reflexão que o diretor da Escola, José Aurélio Garcia Bergmann, iniciou o discurso final da cerimônia de abertura das comemorações dos 80 anos da Escola de Veterinária.
A cerimônia que aconteceu na última sexta-feira, dia 30 de março de 2012, marcou a abertura oficial das comemorações e a entrega de títulos de “Professor Emérito” aos professores Élvio Carlos Moreira e Norberto Mario Rodriguez.
Contando com a presença da reitora, em exercício, da UFMG, Rocksane de Carvalho Norton, a cerimônia relembrou a história da Escola e apontou um futuro de mais realizações: “Essa comemoração marca o sucesso de uma existência plena e a inauguração dos próximos 80 anos”, afirmou a reitora.
A cerimônia foi iniciada com a outorga dos títulos de “Professor Emérito”, que são conferidos por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica e que se destacaram em sua área de atuação. Trata-se da maior honraria existente, hoje, no meio acadêmico. Dignos de tamanho mérito, os professores Élvio Moreira e Norberto Rodriguez foram homenageados e receberam a simbólica placa de emérito.
“Professor Élvio sempre foi e continua sendo a encarnação dessa perspectiva formadora: um ser dialógico”, essa foi uma das tantas justificativas para a honraria, apresentadas no discurso de homenagem proferido pelo professor José Ailton da Silva, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva. “Mas para além de emérito, o senhor é nossa referência, alma necessária a nossa vivência nessa Universidade”, concluiu José Ailton em seu discurso.
O discurso que saudou o professor Norberto Rodriguez foi proferido pela professora Eloísa de Oliveira Simões Saliba, e elaborado em conjunto com o professor Lúcio Carlos Gonçalves, ambos do Departamento de Zootecnia. “O professor Norberto foi e continua sendo um grande entusiasta que contagia a todos com sua vitalidade e impulsiona o crescimento da Instituição”, afirmou Eloísa.
Após as homenagens, a professora Cleuza Maria de Faria Rezende, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, foi chamada para saudar à Escola de Veterinária e os seus 80 anos. Orgulhosa e emocionada, a professora afirmou: “São 80 anos de luta conjunta na busca incessante de excelência na formação profissional de nossos egressos, na difusão de pesquisas básicas e aplicadas e de programas de extensão, sempre em benefício da saúde humana e animal. São 80 anos de respeito marcados pela importância, qualidade, inovação e consistência no saber em Medicina Veterinária que nos destaca no cenário nacional”.
Em 1932, na cidade de Viçosa –MG, a Escola de Veterinária formou a primeira turma, com apenas 4 alunos. Hoje, com cerca de 1200 alunos em curso na graduação e na pós-graduação, é consagrada no cenário nacional e internacional como importante Instituição de ensino, pesquisa e extensão. “Somos uma Escola que tem trajetória rumo ao seu engrandecimento. Esse caminhar tem sido feito por mortais, feito por gente, feito por seus alunos, por seus funcionários, por seus professores”, concluiu o diretor José Aurélio ao final da cerimônia.
Declarando encerrada a cerimônia comemorativa, a reitora afirmou a importância da Escola para a Universidade e desejou um futuro de grandes e novas conquistas.
Após a cerimônia, os convidados participaram de um coquetel de congraçamento. Presente na festa, o professor Éder Silva, aposentado desde 1969, afirmou que o sentimento de carinho e respeito por ela é algo que só tende a crescer, à medida que a Instituição evolui. “O orgulho é duplo: por ter sido aluno e por ter sido professor”.
A alegria e o orgulho de todas as pessoas que fazem e fizeram parte da Escola de Veterinária é o que fomenta e enriquece uma história de conquistas e excelência. “São 20 anos de trabalho, sou parte dessa história”, constatou em tom de satisfação, o funcionário Edson Elias de Moreira.
Com a apresentação envolvente do grupo cênico musical “Voz e Companhia”, a festa teve um clima amistoso e de muito orgulho por parte dos presentes. “Esse é o momento de resgatar as pessoas, os sonhos, a história, e dentro desse resgate, trazer uma reflexão para o futuro, lembrando os feitos já realizados e a nossa responsabilidade em fazer mais do que já foi feito até aqui”, afirmou a vice-diretora Zélia Inês Lobato, que coordena a comissão dos 80 anos.
A noite terminou com muita conversa, lembranças e histórias contadas. Funcionários, alunos e docentes brindaram “80 anos de memorização de tudo que foi construído, do que está sendo construído e de tudo o que virá pela frente. As vidas construídas dentro, a partir e em entorno da Escola, as vivências e os sonhos que juntos comemoramos, memorizando e fazendo história”, afirmou o professor José Newton Coelho Meneses, autor do livro que será lançado como parte das comemorações ainda em 2012.