A central de congelamento de sêmen de búfalo, localizada na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, obteve aprovação do Ministério de Agricultura para o atendimento externo de búfalos. Agora, produtores de búfalos podem enviar seus animais para o processo de congelamento de sêmen na propriedade da Escola. A central é fruto do programa do Centro de Biotecnologia de Bubalinocultura.
O professor Marc Henry é o responsável técnico pela central. Com a aprovação do Ministério, passa a ser permitido congelar sêmen e este ser utilizado em qualquer parte do território nacional. O objetivo da central é atender a demanda dos criadores de búfalos, uma vez que existem poucas centrais de congelamento no Brasil. O professor enumera outros benefícios da empreendimento. “Vamos poder estudar mais a espécie, na expectativa de ter mais sucesso no congelamento. Não é o congelamento que é difícil em búfalo, mas a coleta de sêmen do reprodutor que é em certos momentos mais complicada” afirma Marc Henry. Essa etapa exige mais paciência, como estudos de comportamento.
A central é composta por dois laboratórios: um é o de coleta de sêmen e o outro é o controle de qualidade de partidas de sêmen. Com a central podemos ter a associação entre alunos de graduação e pós- graduação. No momento existem oito reprodutores bubalinos da Fazenda realizando coletas semanais e congelamentos mensais.