A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas para parcerias universitárias do “Programa de Consórcios em Educação Superior entre Brasil e Estados Unidos”. O programa é uma parceria entre a CAPES e o Fund for Improvement of Post Secondary Education (FIPSE), do Departamento de Educação dos Estados Unidos e tem como foco a mobilidade acadêmica entre estudantes brasileiros e norte-americanos de graduação.
O projeto consiste em parcerias universitárias em todas as áreas de conhecimento. A ideia é inserir os cursos de graduação de instituições de ensino superior do Brasil no cenário internacional, a partir da modernização do currículo, do intercâmbio de pesquisadores e professores e a mobilidade acadêmica dos graduandos.
O período de inscrição se estende até o dia 31 de maio de 2011, sendo as inscrições gratuitas e somente aceitas pela internet. É necessário o preenchimento dos formulários e o envio dos documentos: carta de apresentação da pró-reitora da Instituição de Ensino Superior (IES), carta do coordenador do projeto, carta do departamento do curso de graduação, apresentação geral do projeto, currículo resumido de cada membro da equipe brasileira, bem como dos coordenadores estrangeiros, plano de ações programado e documento que esclareça o convênio de parceira entre as instituições nacional e estrangeira.
O concurso vai selecionar até 15 projetos de parcerias universitárias. A seleção consiste em quatro partes: verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização das propostas, reunião conjunta entre CAPES e FIPSE. Todas as etapas têm caráter eliminatório, e as três últimas também têm caráter classificatório.
As propostas precisarão atender aos requisitos do edital, dentre eles, ser apresentada por um coordenador de equipe, com título de doutor há pelo menos 4 anos, equipe com, no mínimo, 2 docentes doutores além do coordenador, oferecer oportunidade de estágio de treinamento. Outro requisito é envolver a participação de, no mínimo, duas instituições de ensino superior de cada um dos países. Uma das instituições será considerada a principal, e as demais serão associadas, sendo as instituições associadas, obrigatoriamente, Unidades Federativas, distintas da Principal.
O programa vai compreender em duas missões de trabalho e de 8 a 10 missões de estudos. A missão de trabalho é a concessão de viagem para coordenador ou membro da equipe, com duração de, no mínimo, 10 e, no máximo, 30 dias. Já a missão de estudos, é o deslocamento do estudante da equipe para ao exterior para desenvolver atividades de pesquisa referentes ao projeto, com duração de, no mínimo 4 e, no máximo, 6 meses.
No período de junho a julho de 2011, acontecerá a análise dos projetos, e a divulgação dos resultados ocorrerá entre julho e agosto. As atividades dos projetos aprovados terão início em setembro de 2011.
Para conferir o edital completo, acesse http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_010_FIPSE.pdf