Professor Renato de Lima Santos e professora Sandra Gesteira Coelho formam a chapa única candidata a nova diretoria da Escola de Veterinária da UFMG na consulta à comunidade que acontece amanhã, 27 de março de 2014. Na última segunda- feira, 24 de março, os candidatos apresentaram as propostas no debate oficial.
O professor Renato de Lima Santos é candidato a diretor, após ter concluído recentemente um mandato na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. “A experiência acumulada ao longo desses últimos anos na Reitoria, pode ser útil nas atividades de gestão da Escola de Veterinária. Isso foi um dos fatores que me motivou a ser candidato”, afirma Renato.
Renato destaca a importância de ter a professora Sandra Gesteira como vice-diretora, foi ele que a convidou a montar uma chapa. “O aceite da professora Sandra foi muito importante, pois ela é uma pessoa muito conhecida na Escola e que tem habilidades que são muito complementares às minhas”, afirma.
Os desafios que o professor enxerga para a próxima gestão são a consolidação do curso de Aquacultura, e avanços nos conceitos da Capes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Zootecnia.
Propostas
A chapa candidata dividiu as propostas em três áreas:
1) Gestão eficiente da Escola.
2) Infraestrutura: Realização de estudo arquitetônico global na Escola para redimensionamento das salas de aulas.
3) Ações acadêmicas: Busca da excelência no ensino da graduação e pós-graduação, como também na pesquisa e na extensão.
Uma das propostas fundamentais é a busca da regularização da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo. A fazenda é propriedade do Ministério da Agricultura e precisa ser transferida para a Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . “Só assim, nos podemos ter um planejamento de investimento para criar as condições de infraestrutura mais adequadas possíveis para que a fazenda tenha todo o seu potencial de ensino, pesquisa e extensão explorados. Isso é ponto prioritário”, ressalta Renato.