A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário Nunes, estará na UFMG amanhã, dia 11 de abril, para debate sobre o trote. O evento será às 9 horas no auditório da Reitoria, campus Pampulha, e contará com a participação do reitor Clélio Campolina, do professor Túlio Vianna, da Faculdade de Direito, e do deputado federal Nilmário Miranda, conselheiro do editorial da revista Direitos Humanos, da SDH, e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O encontro faz parte da campanha Trote não é legal, organizada pela Reitoria da UFMG e promovido em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
“Faremos um debate sobre o trote, mas a ideia é também abordarmos a questão das opressões e dos direitos humanos de forma mais geral”, explica o coordenador-geral do DCE, João Vítor Leite Rodrigues. “Somos totalmente contra o trote, e nosso objetivo é realizar durante o ano uma série de atividades contínuas para combater práticas como essa.”
A atual gestão do DCE estruturou um Núcleo de Combate às Opressões, que visa propor medidas de enfrentamento à discriminação no ambiente universitário. A edição 1814 do Boletim, que circulou na semana passada, também foi dedicada ao tema https://www.ufmg.br/boletim/bol1814/
Redação: Cedecom