Belo Horizonte (MG), Búzios (RJ) ou Curitiba (PR): uma destas três cidades será escolhida em votação, que já começou e vai até o dia 31 de agosto, como sede da 52º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) que ocorrerá em 2015. A chapa que representa a cidade mineira nesta eleição é composta pela diretoria que conta com Iran Borges, Angela Maria Quintão Lana e Fabiano Alvim Barbosa, todos professores do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. O local escolhido para a realização do evento em BH será o Minascentro, que tem ótima localização e forte presença de comércio e hotéis em seu entorno.
A votação começou no dia 1º de agosto e vai até o dia 31 no site da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Podem votar todos os associados em dia com a anuidade.
A Reunião Anual da SBZ é o evento de zootecnia de maior expressão no país. Congrega hoje, cerca de 4 mil associados e o público médio de cada evento tem sido de 2 mil pessoas, embora esse número varie conforme a localização geográfica. “Nesse sentido, Belo Horizonte é uma boa opção por ser um lugar bem central. Quando é muito ao norte ou muito ao sul nota-se menos presença. Também contamos com formas de transporte variadas para chegar à cidade, sejam por vias aéreas ou terrestres. Além disso, temos várias cidades históricas próximas à capital e como complemento podemos citar a ótima gastronomia mineira”, afirma o professor Iran Borges, sobre algumas das vantagens da reunião ser em Belo Horizonte. Ele também cita o clima ameno e o fato da região ficar bem tranquila em época de férias, pois geralmente a população procura as praias.
A última vez que a reunião da SBZ aconteceu na cidade foi em 1984, comandada pelo professor José de Alencar Carneiro Viana, do Departamento de Zootecnia. “Como consequência, várias pessoas nos cobram que uma das reuniões seja aqui novamente. Sobretudo pelo prestígio que a UFMG tem no Brasil inteiro. Boa parte dos pesquisadores e professores que atuam na área de Zootecnia hoje, tiveram algum vínculo com a universidade. Agora a equipe está madura e temos condição de levar essa ideia em frente”, conta Iran.
Para a reunião de 2015 foi escolhido o tema “Zootecnia: otimizando recursos e potencialidades”. Segundo o professor, muito mais importante que falar em sustentabilidade é pensar em como atingi-la. “Por isso é importante pensar as técnicas que nos permitam potencializar nossos recursos, para explorar isso ao máximo, sem deixar um rastro de destruição. Consequentemente, a nossa intenção é trazer a pesquisa e a extensão com essa provocação da potencialidade”, afirma.
Outra vantagem de trazer eventos deste porte para dentro da instituição é alcançar visibilidade, e não apenas durante a sua realização, mas também três anos antes, como é o caso. Então em 2013, quando a reunião acontecer em Campinas, se Belo Horizonte tiver sido escolhida, já começará a divulgação e a promoção da Escola de Veterinária, do Departamento de Zootecnia, da UFMG e da cidade de Belo Horizonte. “Também é benéfico trazer profissionais que sabem da existência da UFMG, mas nunca passaram por aqui e agora terão a oportunidade de vivenciar isso. Muitas das minhas parcerias para realização de projetos surgiu nos encontros da SBZ, então acredito que esta troca de experiências seja outra grande vantagem”, destaca o professor Iran.
Além do público alvo do evento, que são os pesquisadores e professores, Iran afirma que muitos alunos de graduação e pós-graduação comparecem à reunião em busca deste intercâmbio de conhecimento. “Isso pode ajudá-los em seus trabalhos e diversificar suas carreiras como profissionais. Apesar de não termos o curso de zootecnia na Escola de Veterinária, muitos dos alunos que estão em alguma universidade federal, estadual ou até particular pelo Brasil, em algum momento já passaram pela UFMG. E são eles que levam nossa realidade lá para fora e transmitem o que é a UFMG para as outras pessoas. Outras instituições possuem um marketing muito mais agressivo e se projetam muito mais, ao passo que a UFMG fica muito restrita a Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Na falta desta ação institucional, temos os nossos egressos realizando esse papel”.