Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Atividade Integradora de Formação leva estudantes a propriedades rurais de Brumadinho

Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, estudantes do 7º período do curso de Medicina Veterinária participaram da primeira Atividade Integradora de Formação (Aif). Realizada em Brumadinho, a atividade teve o objetivo de levar alunos e professores de diferentes disciplinas a propriedades rurais próximas a Belo Horizonte para acompanhar e avaliar o trabalho nelas realizado.

A primeira edição teve foco no atendimento a propriedades que trabalham com produção de leite, principalmente aquelas que têm a intenção de beneficiar o produto no laticínio que a Escola de Veterinária mantém no município de Igarapé. A escolha das propriedades foi baseada em análise feita anteriormente, na qual se constatou a necessidade de maior assistência, principalmente nas áreas de sanidade, nutrição e na prevenção de fraudes relacionadas à qualidade do leite. As visitas foram programadas através de contatos realizados com a prefeitura de Brumadinho e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), com o intermédio de veterinários e zootecnistas da região.

Os professores que acompanharam as atividades trabalharam diferentes disciplinas com os estudantes. O professor Ricardo Reis foi responsável pela área de nutrição, o professor Diogo Gonzaga abordou a forragicultura, o professor Ronaldo Braga tratou da bovinocultura de leite e o professor Marcelo Rezende falou sobre qualidade do leite. Para Marcelo, que é coordenador do curso de Medicina Veterinária, a atividade é extremamente importante para a formação dos alunos. “O principal objetivo é integrar os conhecimentos que os estudantes adquirem em disciplinas separadas. A atividade permite que eles façam associações entre estes conhecimentos, além de ver como o professor aborda os problemas e avalia a propriedade junto com o produtor”, explica.

Segundo uma das alunas participantes, Luiza Bossi Leite, a experiência foi produtiva por diversos aspectos. “Acho muito importante ter a vivência do que se aprende em sala de aula, ver como as coisas acontecem na prática”. Para a estudante, a atividade também permite que a Universidade dê uma resposta à comunidade. “É interessante ver como os produtores se interessam pela nossa participação e esperam que possamos levar mais conhecimento até eles”, afirma.

De segunda a quinta-feira, os estudantes foram divididos em grupos que, acompanhados pelos professores, visitaram 2 propriedades rurais por dia. Durante toda a atividade, em torno de 20 fazendas foram atendidas. Na sexta-feira, aconteceu o encerramento da Aif na Fazenda de Igarapé, onde o professor Marcelo Rezende ministrou uma palestra sobre qualidade do leite. Além de estudantes e professores, representantes da prefeitura de Brumadinho também participaram do encontro e puderam discutir e avaliar as atividades realizadas durante a semana.

Após as visitas, os alunos devem ainda entregar aos professores relatórios com observações sobre cada uma das fazendas, dando sugestões de melhorias aos produtores.

Como uma atividade curricular optativa, a Aif teve 75 horas/aula e será lançada no currículo dos estudantes que se matricularam. O objetivo é que a atividade seja realizada semestralmente, passando a fazer parte do novo currículo do curso de Medicina Veterinária, que está em fase final de avaliação.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola