De 29 de setembro a 05 de outubro, alunos do oitavo período de medicina veterinária participaram da APIC (Aulas Práticas Integradas de Campo), e foram até Rio Paranaíba e região para visitar propriedades rurais. Nessa edição os seguintes tópicos foram abordados, Clínica Cirúrgica, Clínica de Ruminantes, Bovinocultura de Leite, Extensão Rural, Tecnologia e Inspeção de Leite.
A APIC é uma disciplina optativa ofertada para o sétimo, oitavo e nono período do curso de Medicina Veterinária. As aulas ocorrem durante cinco dias, e são ofertadas para 40 alunos de graduação, dando ainda oportunidade para que alunos de pós graduação acompanhem os professores. Nessa APIC, os alunos foram divididos em cinco grupos e 22 fazendas foram visitadas.. A equipe organizadora foi composta pelas professoras Camila de Valgas e Bastos Castro, Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes, Érica Azevedo Costa e Lorena Lopes Ferreira.
As APIC constituem ações desenvolvidas por alunos de graduação em Medicina Veterinária, sob a supervisão do corpo docente, com a finalidade de integração do estudante com a realidade rural, visando o aprimoramento técnico e o conhecimento das diferenças entre as realidades do setor agropecuário das diversas regiões do Estado. As APIC também visam levar ao produtor rural o conhecimento gerado nos centros de ensino, promover integração dos profissionais e técnicos do setor agrário das regiões visitadas com o corpo docente da Escola de Veterinária e, ao mesmo tempo, proporcionar aos professores uma visão mais realista das demandas de assistência técnica e conhecimento da evolução da atividade agropecuária regional.

A aluna Júlia Coutinho falou um pouco sobre a experiência de visitar as fazendas, “Foi uma semana sem igual. É muito gratificante ser recebida em casa, por famílias tão simples, como se fizéssemos parte de cada uma delas. Tudo isso em troca de auxílio técnico e aprendizado, mal sabem eles que fomos nós quem mais aprendemos”.
Além das aulas nas propriedades, no dia 04 de outubro, foram ministradas as palestras “Abordagens do sistema de produção”, pelo professor Matheus A. Ramirez, “Desafios do período de transição de vacas leiteiras”, pelo professor Rodrigo M. Meneses, e “Como reduzir a mortalidade de bezerros”, pela professora Sandra G. Coelho. O evento reuniu produtores da região, suas famílias e amigos, professores e alunos da Escola de Veterinária da UFMG. A APIC e o Ciclo de Palestras foram realizadas com o patrocínio da Allflex, Agro Bui, Geraleite, Laticínios Riolac, Queijo Imperial Fazenda Pavão, Sicoob, Tradição do Cerrado, Tectron e Vaccinar e contou com o apoio da Prefeitura de Rio Paranaíba, do ginásio poliesportivo da cidade e do IMA. A organização geral teve a colaboração da monitora de APIC Carolina Costa Cardoso e dos alunos participantes: Anaïs de Castro Benetez, Brisa Márcia Rodrigues Sevidanes e Mariana Brito Gomes, e do ex aluno e médico veterinário Eder Aguiar Faria Júnior.