Entre os dias 15 e 21 de maio, alunos do 9º período do curso de Medicina Veterinária e professores da Escola de Veterinária da UFMG realizaram viagem à região de Teófilo Otoni, onde aconteceram as primeiras Aulas Práticas Integradas de Campo (Apic) de 2011. No período, foram visitadas 16 propriedades rurais nas quais professores, alunos e proprietários realizaram diferentes práticas e participaram de espaços de discussão, o que permitiu novos aprendizados e o contato com diferentes sistemas rurais.
Sob a coordenação geral do professor Décio Souza Graça, a viagem teve como objetivos a integração entre o conhecimento acadêmico e a comunidade, visando a complementação da formação dos estudantes, assim como a aquisição de novas experiências e a co-participação em empreendimentos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais. Entre as ações específicas estabelecidas para a Apic estavam o levantamento sanitário do rebanho, a avaliação reprodutiva de fêmeas e machos, o levantamento de problemas relacionados ao manejo, nutrição e instalações, além de recomendações, aplicáveis à região, de medidas sanitárias, clínicas, de manejo, nutrição e reprodução.
Na Apic de Teófilo Otoni, foram ministradas aulas de diferentes áreas da Medicina Veterinária: Bovinocultura de Corte e Melhoramento Animal, com os professores Fabiano Alvim Barbosa e Venício José de Andrade, Nutrição Animal, com o professor Décio Souza Graça, Fisiopatologia da Reprodução de Fêmeas, com o professor José Monteiro da Silva Filho e Fisiopatologia da Reprodução de Machos, com o professor Vicente Ribeiro do Vale Filho.
Para uma das organizadoras e participantes do evento, Ana Carolina Leite, “o diferente dessa Apic foi a abordagem da reprodução. Foi uma oportunidade para fazermos avaliação de fêmeas e machos, que só acontece em disciplinas do final do curso de Medicina Veterinária”. Já para Mariana Brant, que também organizou a viagem e participou como aluna, as aulas trouxeram novidades em mais aspectos em relação às anteriores. “Foi uma Apic totalmente diferente das que já tínhamos participado, com ênfase maior nos bovinos de corte. Além disso, nos permitiu ver sistemas diferentes, adaptados a uma região de outro clima, com limitações geográficas e dificuldade para a chegada de insumos, como a ração e os subprodutos”, explica.
Alunos e professores também puderam participar de dois dias do XXXII Encontro dos Médicos Veterinários e Zootecnistas dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce, que aconteceu em Teófilo Otoni entre 19 e 21 de maio. Entre as palestras do evento, duas foram apresentadas por professores da Escola de Veterinária, Dietas de Alto Concentrado para Terminação de Bovinos de Corte, pelo professor Fabiano Alvim Barbosa e Trajetória da Avaliação Genética do Bovino no Brasil, pelo professor e diretor da Escola, José Aurélio Garcia Bergmann.
A próxima Apic acontece na região de Martinho Campos, entre os dias 12 e 18 de junho, com estudantes do 8º período de Medicina Veterinária.