O Apiaqua do segundo semestre de 2019 inovou a levar 26 alunos para aprender diretamente com produtores rurais do município de Felixlândia. O evento aconteceu entre os dias 10 e 14 de novembro e contou com a participação de 21 propriedades rurais.
Os alunos puderam observar de perto a estrutura local para a produção de tilápia, o processamento de pescado e o maquinário para o manejo de peixes. Além disso foram desenvolvidas atividades de visita a frigoríficos de pescados, visita a fazendas de tanque rede para a produção de tilápia, coleta de animais e análise parasitológica in loco, reconhecimento de morfologia de peixes e análise de qualidade da água.
A interdisciplinaridade do evento é de grande importância para a formação dos alunos, como disse o aluno do 5° período do curso de Aquacultura Miguel Géo “Achei importante o Apiaqua devido a união das disciplinas nas visitas in loco, todas complementando uma a outra. Além da oportunidades de aprender na prática com grandes e pequenos produtores.”
A professora Lilian Viana, que participou do evento ressaltou a inovação desta edição por ser a primeira vez que os alunos são levados a visitar fazendas em outro município. Ela Diz “Para nós professores do processamento de pescado foi realmente uma experiência muito rica, pois pela primeira vez pudemos levar os alunos a diferentes estabelecimentos que processam pescado. O Apiaqua agregou grande valor ao conteúdo teórico que é oferecido aos alunos do curso, porque possibilitou uma aula prática difícil de obter nas disciplinas relacionadas ao assunto”