Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Alunos vivenciam a prática da profissão nas ações do Programa Comuni

Na última semana, alunos do 10º período de Medicina Veterinária fizeram apresentações das atividades que estão sendo desenvolvidas no Programa Comuni, em Pompéu-MG. Os alunos fazem parte do projeto “Assistência aos Produtores Rurais de Pompéu” caracterizado pelo atendimento técnico na área de bovinocultura leiteira aos proprietários rurais do município.
 
Os alunos participantes estão no último ano do curso e percebem a importância dessa experiência. “O projeto é uma situação prática que vamos nos deparar e vivenciar depois no campo, em nosso dia a dia profissional. É como se fosse um treinamento e um aprendizado prático para nossa formação”, afirma Tatiana de Carvalho Castro.
 
 
Neste semestre, são três trios de alunos que acompanham seis fazendas no total. Durante o mês de março cada equipe conheceu as fazendas em que vão trabalhar. Nesta etapa inicial, já realizaram diagnóstico de situação e trabalharam os pontos mais importantes, focando naquilo que o proprietário quer melhorar. Segundo a aluna Tatiana, sua equipe já fez “coleta de leite para análise de CBT e CCS, coleta de fezes dos bezerros para OPG e exame clínico dos mesmos, cirurgia de tumor de vulva em vaca, necropsia de um galo para diagnóstico de doença e orientações práticas para o proprietário”.
 
 
Nas apresentações sobre as atividades, os alunos discutiram os problemas das fazendas e o que precisa ser melhorado para garantir uma gestão mais eficiente da propriedade. Neste momento, as fazendas visitadas são: Grotão do proprietário Jalme, Passagem Boa, Capão, São José, Sambaíba, e Grotão do proprietário Jorge.
 
O objetivo do projeto é instruir produtores a respeito das condições de manejo, higiene sanitária dos rebanhos, nutrição adequada, melhor aproveitamento de pastagens, práticas da pecuária sustentável e outros temas visando o aumento da produtividade, o bem-estar dos animais e a qualidade dos produtos. 
 
“O Comuni propicia uma ótima experiência para os alunos, o modo de lidar com o produtor, de como mudar a conduta dos proprietários, com o conhecimento técnico, para que a fazenda seja mais produtiva”, garante Ana Starling, médica veterinária voluntária no projeto.
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola