Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Alunos do curso de Aquacultura visitam propriedades de peixes em Muriaé

 
Entre os dias 10 e 12 de outubro, alunos de graduação e pós-graduação de Aquacultura viajaram para o município de Muriaé, região que possui o maior polo de produção de peixe ornamental de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Durante a viagem, coordenada pela professora Daniela Chemim, os alunos puderam ter contato prático com vários peixes de água doce de corte e peixes ornamentais, como as espécies Kinguio, Carpa, Betta, Matrinchã, Catfifh americano e Curimba. 
 
 
 
Foram visitadas três propriedades privadas (Psicultura da Prata, Psicultura Santinha e Psicultura Três Irmãos), sendo duas delas de peixe ornamental e uma de peixe de corte. Além disso, os alunos conheceram a Associação de Criadores de Peixe Ornamental da região de Muriaé.
 
 
 
 
Para a professora Daniela, as visitas contribuem para a formação dos estudantes, já que os mesmos têm contato direto com aquilo que só conseguem ver de forma teórica em sala de aula. Para ela, "é importante que eles consigam perceber como ocorre todo o processo de produção, desde a reprodução até a comercialização”. Além disso, há uma troca significativa de conhecimento entre alunos e produtores. Enquanto os produtores mostram aos alunos quais são, por exemplo, as dificuldades que eles enfrentam e como as resolvem, o funcionamento do mercado e alguns problemas legislativos, os alunos apontam alternativas estudadas na universidade que possam facilitar a vida do produtor.
 
Para que as atividades ocorram, Daniela salienta a importância de poder contar com a disponibilidade dos produtores. “Gostaria de agradecer aos produtores por terem nos recebido tão bem. O produtor Eustáquio, por exemplo, esteve conosco o dia inteiro. Essa disponibilidade e atenção não tem preço”.
 
Como a viagem faz parte do cronograma das disciplinas Produção de Peixe de Água Doce e Produção de Peixe Ornamental, os alunos devem fazer um relatório como forma de avaliação. A próxima viagem organizada pela professora deverá ocorrer no primeiro semestre de 2015, sendo que dessa vez a visita será em uma fazenda comercial de criações de trutas. 
 
 
Fotos: Cristiano Campos Mattioli

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola