Entre os dias 10 e 12 de outubro, alunos de graduação e pós-graduação de Aquacultura viajaram para o município de Muriaé, região que possui o maior polo de produção de peixe ornamental de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Durante a viagem, coordenada pela professora Daniela Chemim, os alunos puderam ter contato prático com vários peixes de água doce de corte e peixes ornamentais, como as espécies Kinguio, Carpa, Betta, Matrinchã, Catfifh americano e Curimba.
Foram visitadas três propriedades privadas (Psicultura da Prata, Psicultura Santinha e Psicultura Três Irmãos), sendo duas delas de peixe ornamental e uma de peixe de corte. Além disso, os alunos conheceram a Associação de Criadores de Peixe Ornamental da região de Muriaé.

Para que as atividades ocorram, Daniela salienta a importância de poder contar com a disponibilidade dos produtores. “Gostaria de agradecer aos produtores por terem nos recebido tão bem. O produtor Eustáquio, por exemplo, esteve conosco o dia inteiro. Essa disponibilidade e atenção não tem preço”.
Como a viagem faz parte do cronograma das disciplinas Produção de Peixe de Água Doce e Produção de Peixe Ornamental, os alunos devem fazer um relatório como forma de avaliação. A próxima viagem organizada pela professora deverá ocorrer no primeiro semestre de 2015, sendo que dessa vez a visita será em uma fazenda comercial de criações de trutas.
Fotos: Cristiano Campos Mattioli