Entre os dias 14 e 18 de julho, alunos de Medicina Veterinária realizaram um evento de extensão universitária no município de Morro da Garça (MG). O evento foi uma parceira da Escola de Veterinária, do Colégio Técnico da UFMG (Coltec) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferta um curso técnico em agropecuária no município. O evento forneceu conhecimento prático tanto aos alunos da universidade quanto aos do curso técnico.
Durante a semana, foram realizadas visitas a 35 propriedades rurais particulares, sendo a maioria delas voltada à produção familiar. Durante as atividades, os alunos conversaram e levantaram dados com produtores sobre a produção e comercialização de produtos agropecuários do município, conheceram diferentes sistemas produtivos, prestaram assistência técnica e vivenciaram o dia a dia do campo. “É muito diferente aquilo que aprendemos na teoria com aquilo que se aplica na prática. A contribuição dessa experiência foi além do nível acadêmico, foi um aprendizado pessoal”, comentou Leonardo Brega Resende, aluno do 7º período de Medicina Veterinária.
O professor Matheus Anchieta Ramirez, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, coordenou as atividades e destacou a importância do conhecimento prático na formação dos estudantes. “A formação técnica é uma formação profissionalizante, que deve ser tratada dessa forma. Nosso objetivo é que os alunos se capacitem, se tornem pessoas melhores. Para isso devemos apostar cada vez mais no conhecimento”.
Para Pedro Henrique Aguiar, do 9º período de Medicina Veterinária, a parceria com os alunos do curso técnico proporcionou uma importante troca. “O contato com o pessoal do Pronatec foi muito interessante. Compartilhamos ideias e informações que ajudam cada um a construir o seu próprio conhecimento. É uma troca que enriquece a formação de cada um”. O professor Matheus também ressaltou a importância desse relacionamento entre UFMG e Pronatec. “Conseguimos possibilitar que os alunos da Escola de Veterinária tivessem convívio direto com o campo e ao mesmo tempo contribuíssem com a formação dos estudantes do Pronatec”.
A região de Morro da Garça encontra na agricultura e na pecuária leiteira as principais fontes econômicas. Entretanto, o que se observa é que há uma carência de mão de obra profissionalizada, conforme observou Thiago da Silva Mariz, aluno do Pronatec. “A cidade é pequena e uma das maiores atividades é a leiteira. A formação de novos técnicos agropecuários é importante, pois falta na região essa mão de obra”.
A prefeitura foi uma grande parceira durante a permanência dos alunos da UFMG em Morro da Garça. Disponibilizou alojamento aos alunos e contribuiu com a logística de transporte e operação das atividades. “É muito importante para o município a existência do curso técnico e de eventos de extensão como esse para a capacitação dos jovens, pois assim estamos investindo no cidadão. A agropecuária é fundamental para nós, então o curso preencheu uma lacuna técnica que estava aberta há muitos anos”, destacou o prefeito José Maria de Castro Matos.
Paula Regina da Silva, aluna do Pronatec, agradeceu a presença da UFMG no município. “Foi fundamental a presença da UFMG em Morro da Garça. Gostaria de agradecer a todos. Tudo o que fizemos durante a semana vai me engrandecer para o resto da vida”, disse.