Vinte alunos do curso de aquacultura da Escola de Veterinária da UFMG visitaram quatro pisciculturas e uma Unidade de beneficiamento de pescado na cidade de Morada Nova de Minas, Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . As visitas fizeram parte das Aulas Práticas Integradas em Aquacultura (Apiaqua), que têm como objetivo proporcionar aos alunos do curso cinco dias em cidades referências visitando propriedades de produção aquícola.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de produção de tilápias, tanto em produções em tanques-rede como em tanques com renovação mínima de água, tendo a oportunidade de conhecer propriedades especializadas em larvicultura e outras de recria e engorda.
Além disso, os alunos também visitaram a Unidade de Beneficiamento de Pescado da Coopeixe, importante cooperativa dos produtores da região do lago de Três Marias. Os professores: Carla Ferreira Soares (DTIPOA), Guilherme Campos Tavares (DMVP), Kleber Campos Miranda Filho (DZOO) e Matheus Anchieta Ramirez (DZOO) acompanharam os alunos durante a visitação, onde também foram realizadas atividades práticas relacionadas à qualidade de água, aspectos sanitários e extensão.
Para Gabriel Balloute, um dos alunos que participaram da Apiaqua, as aulas contribuíram bastante para sua formação: “pudemos ter contato com produtores e técnicos da área, além da realização de várias práticas. Sem dúvidas foi uma experiência muito enriquecedora”.
Johnatan Santos, também aluno de Aquacultura, salientou as oportunidades proporcionadas pelas aulas práticas: “o Apiaqua nos proporciona vivenciar diversas áreas do curso ao mesmo tempo, como entender a nutrição dos animais e realizar testes parasitológicos e bacteriológicos, por exemplo. Ao dialogar com os produtores e auxiliar no enfrentamento dos problemas de produção, podemos ter uma visão de como é o mercado tanto pelo lado do produtor quanto pelo lado do consumo, são experiências que transbordam o conhecimento adquirido em sala de aula e são de extrema importância para a construção do nosso saber”.
Johnatan também destacou a diversidade de conteúdos proporcionados pela Apiaqua: “conhecemos diversas produções e um frigorífico, atuando de forma específica em cada local. Tivemos a oportunidade de vacinar tilápias em uma produção, em outra pudemos conhecer um máquina de vacinação automática com um software que auxilia em diversos aspectos de produção otimizando os processos, observamos de perto toda a produção de um frigorífico desde o evisceramento até o filé de tilápia congelado, fizemos exames bacteriológico e parasitológico tanto em campo quanto no laboratório da Escola, fizemos vários testes de qualidade na água utilizada na produção. Todo esse conjunto de experiências trouxe para nós muita prática e conhecimento”. Para Gabriel, o destaque da experiência foi: “o foco na realidade de diferentes produtores, desde o pequeno até o grande. Também destaco a visita a diferentes elos da cadeia produtiva, como a visita guiada em um frigorífico de tilápias”.
Ambos os alunos vêem a Apiaqua como uma parte imprescindível do curso, já que as aulas proporcionam uma experiência prática de campo que abrange uma grande quantidade de conteúdos, agregando muito na formação dos graduandos em Aquacultura.
A Apiaqua foi desenvolvida com a colaboração de prefeituras, sindicatos e produtores autônomos. Em especial, em Morada Nova de Minas. As aulas foram realizadas pelo apoio da Secretaria de Educação da cidade de Morada Nova de Minas e pela Coopeixe, com o intermédio do produtor Marco Túlio Diniz Peixoto e do técnico em agropecuária Marcos Leandro Pereira da Costa.