Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Alunos da Escola tem trabalho acadêmico premiado na 3° Enapec

Com o tema “Recria e Terminação à Pasto”, o 3° Encontro de Aprimoramento em Pecuária de Corte (Enapec) reuniu produtores, acadêmicos e pesquisadores em Montes Claros. O evento, realizado no auditório de Ciências Agrárias da UFMG – campus Montes Claros, recebeu a II Mostra de Trabalhos Científicos. Dois alunos da Escola tiveram seus trabalhos premiados.

Realizada em agosto de 2013, a II Mostra promoveu palestras e apresentações de experimentos acadêmicos. Geraldo Helber, doutorando em Zootecnia, e Pedro Carvalho, graduando de Medicina Veterinária, receberam certificado de menção honrosa pelos trabalhos que abordaram a área de agronegócio e nutrição.

Abordando a “Análise de sensibilidade para taxas de prenhez e valor de venda de touro de um sistema de produção de Touros Nelores no município de Janaúba – MG em 2011”, o trabalho de Geraldo Helber buscou avaliar o que impacta positivamente e negativamente no retorno econômico da atividade. “Queríamos saber como seria o retorno econômico dos produtos com os índices zootécnicos variáveis. Para isso, coletamos os dados em uma fazenda em Janaúba e fizemos simulações do retorno econômico em relação ao número de animais nascidos na propriedade,” explicou Geraldo, aluno orientado pelo professor Fabiano Alvim.

Outro título premiado foi o de Pedro Carvalho, aluno do décimo período de Medicina Veterinária e orientado da professora Ana Luíza Borges. O trabalho “Perfil hormonal de novilhos F1 (Holandês X Gir) submetidos ao jejum alimentar durante determinação das exigências nutricionais pela técnica respiromêtrica” foi desenvolvido entre fevereiro e junho de 2012. Durante esse tempo, coletas sanguíneas, análises bioquímicas, hormonais e do próprio metabolismo dos animais, foram realizadas.

“Esse projeto teve o objetivo de verificar o perfil metabólico geral dos animais durante a determinação de exigências na respirometria. Queríamos verificar se os animais sofriam algum estresse diante das alterações”, explica Pedro.

Durante o procedimento, os animais passavam por um jejum de 72h de restrição alimentar. Após esse período, era feita uma avaliação das variáveis. “Descobrimos nesta pesquisa que o cortisol desses animais não variou tanto nesse jejum. Ou seja, eles não ficavam estressados nessa situação. A câmara não alterava o metabolismo”, afirma.

Valorização que incentiva

O professor da Escola e palestrante da Enapec, Fabiano Alvim, ressalta a importância dessa premiação para os alunos. “Isso mostra que o trabalho está sendo bem feito em termos de metodologia. Todo esse processo mostra que estamos orientando os alunos de forma correta”.

“Esse reconhecimento é importante porque mostra que o trabalho desenvolvido tem importância social. Isso nos motiva cada vez mais”, pontua Pedro Carvalho.

    

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola