A Escola de Veterinária fechou com chave de ouro a semana do conhecimento no encerramento da UFMG Conhecimento e Cultura. Os alunos do GIP (Grupo de Iniciação à Pesquisa) apresentaram seus trabalhos em formato de pôsteres no saguão da reitoria na manhã de hoje, 21 de outubro de 2011. Os trabalhos foram avaliados por um comitê de pesquisadores do CNPq e os melhores receberam uma menção honrosa na parte da tarde no auditório da Reitoria.
O primeiro prêmio acadêmico a gente nunca esquece. Essa foi a sensação de Rafael Felipe da Silva, estudante do curso de Medicina Veterinária, que apresentou um trabalho sobre Leishmaniose Visceral, e subiu ao palco para receber a menção honrosa para Iniciação Científica. “Quero agradecer a Escola de Veterinária e a todos meus orientadores por este prêmio”, completa Rafael.
Ana Luisa Soares, do Núcleo de Genética Equídea da Escola de Veterinária, recebeu o prêmio por seu trabalho sobre “Análise Cinemática de Características de Desempenho de Equinos Atletas Durante o Salto de Obstáculo”. Ana acredita que o orientador de Iniciação Científica tem um papel fundamental no projeto porque ele compensa a inexperiência do estudante, contribuindo com instruções, dicas e críticas construtivas. “A gente fica feliz com o trabalho reconhecido, porque fazemos nosso melhor, com muito carinho e estudo”, completa.
Carlos Eduardo Cunha, graduando do curso de Medicina Veterinária, também recebeu a menção honrosa por seu trabalho sobre a “Análise Ultraestrutural da Espessura da Casca de Ovos Incubáveis Provenientes de Matrizes Pesadas Provenientes de Diferentes Idades.”. Carlos ficou feliz com a premiação e a oportunidade de mostrar os trabalhos da Escola para toda a comunidade universitária. Porém, criticou o método de avaliação dos trabalhos e acrescentou que o tempo dado a todos os alunos não foi o mesmo.
Ana Luisa, Rafael Felipe, e Carlos Eduardo receberam menção honrosa pelos trabalhos de IC
A Escola de Veterinária parabeniza a todos os alunos que participaram da XX Semana de Iniciação Científica e contribuíram com a difusão dos conhecimentos científicos dentro da universidade.