Os alunos da graduação do 9º período, supervisionados por professores da Escola de Veterinária, participaram das Aulas Práticas Integradas de Campo (APIC) no município de Três Corações e região, no sul do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , entre os dias 2 e 8 de junho. O objetivo das aulas é integrar os estudantes com a realidade rural, aprimorando conhecimentos técnicos aprendidos ao longo do curso e também promovendo assistência gratuita para produtores e comunidades rurais, de acordo com a demanda solicitada.
Durante o período 24 propriedades rurais abriram suas portas para a realização das aulas, gerando grande aprendizado para os alunos e os envolvidos. Foram abordados diversos temas relacionados à medicina veterinária, além de serem realizados procedimentos cirúrgicos, tratamentos de afecções, diagnósticos de situação, análises de manejo e sugestões aos produtores a respeito de soluções práticas para problemas encontrados nas propriedades e em seus sistemas produtivos.
Participaram do projeto 46 alunos, incluindo alunos de graduação, pós-graduação e residentes da Escola de Veterinária. Também participaram os professores Helton Saturnino (Bovinocultura de Leite); Ricardo Reis (Alimentos e Alimentação); Marc Henry (Reprodução); Rafael Faleiros (Clínica Cirúrgica), Armando Mattos Carvalho (Clínica Cirúrgica); e Lívio Molina (Clínica de Ruminantes). “Foi muito gratificante ter conseguido trazer a Universidade, responsável pela minha formação profissional, para a região onde está minha família, responsável pela minha formação como ser humano” declarou a graduanda Geovanna Branquinho, participante e organizadora do projeto na região. Filha de produtor rural da região de Três Corações, ela considera “sensacional” o fato de o projeto ter levado conhecimento aos produtores participantes.
Além das aulas nas fazendas, no dia 5 de junho, foram ministradas as palestras “Reprodução e fisiologia de búfalos”, pelo professor Marc Henry e “Suplementação na dieta de gado de corte”, pelo professor Ricardo Reis. As palestras reuniram produtores da região, familiares, professores e alunos da Escola.
.jpg)
A edição da APIC em Três Corações foi realizada com o patrocínio da CEVA, Terra Nova, MSD, Total e ABS e teve o apoio da Prefeitura de Três Corações, Embaré e Sindicato dos Produtores Rurais de Três Corações. A organização foi realizada pelos professores Camila Bastos, Décio Graça, Kelly Keller, Maria Isabel Guedes e Érica Azevedo, com a colaboração dos monitores de APIC Carolina Costa, Brenda Miranda e Eder Sousa e dos alunos participantes Geovanna Pereira, Nayara Ferreira, Pedro Silveira e Frederico Camargos.
.jpg)