Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Alunos da Escola de Veterinária apresentam projetos na XXI Semana de Iniciação Científica

Na última semana, de 15 à 19 de outubro, os alunos da Escola apresentaram diversos trabalhos de todas as áreas do conhecimento na XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Foram apresentados um total de 262 trabalhos.

Os trabalhos trataram de diversos assuntos, desde ações que visam atender às demandas sociais, até projetos em pareceria com a TV UFMG e com a Rádio Pompéu, como é o caso do programa “Prosa com Pompéu”. “Por sermos uma universidade pública devemos dar um retorno à população mostrando o que está sendo feito no meio acadêmico e tornando isso útil para todos, é uma responsabilidade social” relata a aluna do 7º período Pricilla Lunardi, que participa dos projetos “De Olho nos Bichos”, “Fala Bicho” e “Prosa com Pompéu”, em parceria com o curso de Comunicação social.

Também foram apresentados trabalhos voltados para a área da produção, genética, melhorias na qualidade de vida animal, avaliação da qualidade do leite, qualidade de alimentos de origem animal, entre outros assuntos.

No total, 22 trabalhos foram considerados de relevância acadêmica e foram apresentados também no saguão da Reitoria no dia 19 de outubro. Dois destes trabalhos tiveram destaque. A menção honrosa na área de Ciências Agrárias foi concedida à aluna Renata Dias de Castro com o trabalho “Avaliação de Antagonismo in vitro de bactérias ácido-láticas isoladas de Queijo Minas artesanal da Serra da Canastra contra Staphylococcus spp”, que consistiu em isolar algumas bactérias ácido-láticas que fazem o antagonismo contra a bactéria Staphylococcus, ou seja, quando estão crescendo, inibem que o Staphylococcus cresça. O trabalho mostrou que o leite cru tem mecanismos próprios para garantir a qualidade sanitária.

Já o trabalho “Staphylococcus spp. isolados de queijo artesanal da Serra da Canastra: identificação bioquímica, molecular e detecção de genes para produção de toxinas" do aluno Felipe Machado Sant’anna ganhou o Prêmio Conceição Ribeiro da Silva Machado por unanimidade, que foi concedido aos melhores trabalhos da área de Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde). Neste trabalho também foram isoladas bactérias ácido-láticas que fazem o antagonismo contra o Staphylococcus e feita uma identificação bioquímica, molecular e a detecção de genes para produção de toxinas. Como o queijo é feito com leite cru, podem ser encontradas nele algumas bactérias do gênero Staphylococcus, que podem ser patogênicas e trazer risco à nossa saúde. Das bactérias analisadas não foi detectado, em nenhuma, delas a produção de toxinas que causam doenças. Através da pesquisa foi encontrada a bactéria Kocuria kristinae pela primeira vez em um queijo brasileiro.

Outro trabalho que teve destaque foi o projeto de extensão "Programa de castração e auxílio no controle populacional de cães e gatos de população com posição socioeconômica carente: resultados parciais e avaliação do programa pela comunidade" coordenado pela professora Cristina Malm. O trabalho foi apresentado pela aluna Nathalia Indiana de Souza, recebeu a menção honrosa e ganhou o prêmio do VX Encontro de Extensão durante a cerimônia de encerramento da Semana de Extensão.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola