Durante a 23ª Semana do Conhecimento da UFMG, os trabalhos de graduação, pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos da universidade ganharam maior visibilidade frente à comunidade universitária. O evento contou com fóruns, jornadas, seminários, palestras, debates, eventos culturais e apresentações de trabalhos acadêmicos de graduandos e pós-graduandos da universidade. As atividades foram espalhadas pelas unidades acadêmicas dos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e no Instituto Ciências Agrárias, em Montes Claros.
XXIII Semana de Iniciação Científica
Os estudantes da Escola de Veterinária iniciaram suas participações no dia 13 de outubro, no qual os bolsistas de iniciação científica da unidade apresentaram os seus projetos para as bancas avaliadoras compostas por professores de todos os departamentos da Escola.
Os 11 projetos de iniciação científica melhores avaliados pela comissão da Escola foram expostos na manhã do dia 17 no saguão da Reitoria, junto aos projetos das outras unidades. Sobressaíram-se os trabalhos das alunas Dayse Helena Lages da Silva e Tayanne de Carvalho Gouveia, chamados Cafeína reduz a expressão de transcriptos gênicos da diferenciação osteogênica de células tronco mesenquimais e Avaliação da recuperação funcional de ratos Wistar com lesão espinal aguda tratados por transplante alogênico de células-tronco mesenquimais criopreservadas, respectivamente, que foram premiados no dia 17.
XVII Encontro de Extensão
No dia 14 de outubro, foi a vez dos projetos de extensão da Escola de Veterinária serem apresentados na unidade. Prosa com Pompéu, Unileite, De Olho nos Bichos, a Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária e Fala Bicho estavam entre os projetos expostos. A comissão avaliadora foi composta pelos professores Luciano Rodrigues, Zélia Lobato, Daniela Chemim, Maristela Palhares, Mônica de Oliveira Leite e Cléia Ornellas.
Os projetos de extensão Prosa de Bicho, Fala Bicho e Unileite obtiveram as melhores notas na avaliação da comissão da Escola, o que concedeu a eles a oportunidade de serem expostos no dia 16 no saguão da Reitoria, para avaliação pela Câmara de Extensão. Dos 66 melhores projetos de cada unidade, 16 foram selecionados para concorrer à premiação dos melhores projetos de extensão da UFMG, no dia 17. Oito projetos receberam o prêmio ‘Destaque de Extensão’ e outros oito ‘Menção Honrosa’.
O projeto de extensão Prosa com Pompéu: o resultado de um trabalho conjunto foi um dos agraciados com ‘Menção Honrosa’ na premiação do dia 17 de outubro. O projeto, coordenado pelo prof. Matheus Anchieta Ramirez, é vinculado ao Programa de Extensão Universitária Comuni e busca divulgar ações do projeto referentes à saúde pública e desenvolvimento da agricultura familiar no município de Pompéu. A exibição dos programas acontece as segundas, quartas e sextas feiras às 06h30 com reprise às 17h30.
