Na última sexta feira, 24 de agosto de 2012, a Fazenda Experimental Prof° Hélio Barbosa da Escola de Veterinária da UFMG, localizada em Igarapé-MG, abriu as portas para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Joaquim de Bicas.
Os alunos da associação pareciam estar em outro mundo. A visita deixou pessoas de todas as idades com um grande sorriso no rosto e uma empolgação que segundo as professoras, era brilhante.
A princípio eles visitaram o setor de cunicultura (criação de coelhos), e até para aqueles que os olhos não podiam ver, foi um momento inesquecível. “A visita é muito importante para que eles tenham contato com a natureza e os animais, até mesmo para aprender um pouco mais sobre a procedência dos alimentos dessa origem”, afirma a diretora da Apae, Ione Campos, ao explicar a escolha por uma fazenda.
As mães que sempre acompanham os filhos nesses passeios se divertem como eles, “acredito que essas atividades são uma forma de inclusão social”, diz Maria das Graças, mãe do aluno Walip Felix de 15 anos que tem paralisia cerebral.
Segundo o gerente da fazenda, Renato Castro, as instituições carentes não tem o menor custo com essas visitas, para agendar é só ligar para a fazenda no número (31) 3534-3708. Para as escolas e outros programas não carentes, o custo varia de acordo com o que a instituição irá precisar e a quantidade de alunos que irão à visita.
O principal objetivo destas ações que integram o projeto A Escola na Fazenda é divulgar as atividades desenvolvidas lá e promover uma integração com a região, o município e a comunidade.