Universidade Federal de Minas Gerais

Notícia

Abertura do Simpósio de Avicultura Industrial tem homenagem e lançamento de livro

Teve início na manhã do dia 5 de outubro o I Simpósio de Avicultura Industrial – Cadeia Produtiva de Frangos de Corte. Durante a cerimônia de abertura, o professor aposentado da Escola de Veterinária, Egladson João Campos, foi homenageado e, no primeiro coffee break, aconteceu o lançamento de um livro da pós-doutoranda Vanessa Michalsky. O evento está acontecendo no Auditório da Escola de Veterinária e foi organizado pelo Grupo de Estudos Avícolas, com apoio do INCT – Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira, e patrocínio da Fapemig e de empresas do setor privado.

O discurso de abertura do Simpósio foi realizado pelo diretor da Escola de Veterinária, José Aurélio Garcia Bergmann. Em sua fala, ele mencionou a divulgação do ranking da QS (empresa especializada em estudos sobre o ensino superior), que colocou a UFMG entre as 10 melhores universidades da América Latina, entre as 3 brasileiras que aparecem na listagem. José Aurélio ressaltou também a importância de eventos como o Simpósio de Avicultura Industrial para a construção da excelência da Universidade. “Este é um evento científico e de extensão, aproximando a indústria da academia. Ele é um evento que traz o novo, já que temos na organização o GEav, constituído principalmente por alunos. Além disso, traz aqueles que estão na lida do dia a dia, como eu e os outros professores presentes, e aqueles que contribuíram e ainda contribuem, aqueles que passaram por aqui e dedicaram sua vida à Escola, como o professor Egladson”.

José Aurélio foi seguido pela fala do professor Nelson Carneiro Baião, que também ressaltou a importância da extensão para a academia e agradeceu o apoio às empresas e produtores que apoiaram o evento.  Foi Nelson o responsável por prestar a homenagem ao professor Egladson João Campos. Ele citou a trajetória do docente, que tem 50 anos de formação, e seu pioneirismo nas pesquisas em avicultura na Escola de Veterinária. Em seguida, foi entregue uma placa em reconhecimento ao trabalho do professor, que se aposentou em 1992. Em seu discurso de agradecimento, Egladson relembrou momentos de seu percurso na Escola de Veterinária e destacou o pioneirismo da instituição na organização de eventos e simpósios.

Homenagem ao professor Egladson

Em seguida, o professor Rômulo Cerqueira Leite apresentou o INCT aos convidados, explicando o papel do instituto e seus objetivos, e o professor Leonardo José Camargos Lara deu abertura ao ciclo de palestras.

O Simpósio de Avicultura Industrial conta com palestras e apresentações durante todo o dia 5 de outubro e prossegue no dia 6. A programação completa pode ser acessada aqui.

Fisiologia da incubação e desenvolvimento embrionário

Logo após a primeira palestra do Simpósio, a pós-doutoranda em Ciência Animal e pesquisadora pelo INCT, Vanessa Michalsky, subiu ao palco para apresentar seu livro “Fisiologia da incubação e desenvolvimento embrionário”. Durante a apresentação, a pesquisadora fez um breve resumo de cada um dos capítulos e apresentou algumas imagens da publicação, que surgiu de seu trabalho de doutorado.

Vanessa Michalsky (ao centro) com seus pais e colaboradores

Através de diversas fotos e ilustrações, o livro passa por todas as fases do desenvolvimento do embrião, desde o período pré-embrionário até o momento de eclosão do ovo. De acordo com Vanessa, “o livro aborda temas que não são frequentes no meio da avicultura no Brasil. Hoje, os estudantes e profissionais vão ter acesso a um material inédito nesta área. Eu imagino que entender mais sobre a fisiologia de incubação e desenvolvimento embrionário possa refletir em melhora nesse segmento que é, ao mesmo tempo, tão carente e tão importante para a avicultura”.

Além do apoio de inúmeras empresas privadas e do INCT, o livro contou com a colaboração dos professores Leonardo José Camargos Lara, Nelson Carneiro Baião, Nelson Rodrigo da Silva Martins e Rômulo Cerqueira Leite. A pesquisadora afirma ter ficado muito satisfeita com o apoio.

“Surpreendeu-me tanto a participação das empresas quanto o apoio dos professores, assim como o suporte do INCT. Espero que o trabalho esteja à altura de todo o carinho que tenho recebido”, afirma.

A pesquisadora foi ainda responsável por ministrar a palestra “Desafios na avaliação da fertilidade e embriodiagnóstico” durante o primeiro dia do Simpósio de Avicultura Industrial.