A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) recebe até o dia 2 de dezembro as inscrições para o 2º Seminário Anual de Extensão da UFMG. Com o tema “Extensão Universitária: avaliação e perspectivas”, o evento irá ocorrer no dia 6 de dezembro, das 8h às 18h, no Auditório T001 na Escola de Engenharia, campus Pampulha da UFMG. O evento é voltado para estudantes, professores e profissionais da própria universidade que atuam na gestão da política de extensão na Proex, nos centros de extensão (Cenex) e em outros espaços e equipamentos vinculados à Proex. O evento também está aberto à interessados de outras instituições.
A proposta é discutir os diversos aspectos da extensão com foco no planejamento e avaliação. A Pró-reitora Adjunta de Extensão Maria das Dores Pimentel (Marizinha) explica que o seminário faz parte de um contexto mais amplo de um planejamento de quatro anos da atual gestão da Proex, que pretende valorizar a extensão enquanto dimensão acadêmica com mesmo peso do ensino e da pesquisa. "No seminário do ano passado nós discutimos a construção conceitual da extensão, institucionalização, avaliação e metodologia, entre outros temas, já nesse ano além de representar um desdobramento das reflexões, o evento também encerra um ciclo de seminários e debates realizados pela Proex, representando um fórum permanente, que possibilite que a Extensão desenvolva todas as suas potencialidades", ressaltou.
O evento contará com abertura da vice-reitora da UFMG, professora Rocksane de Carvalho Norton, e da Pró-reitora de Extensão da UFMG, professora Efigênia Ferreira e Ferreira. A mesa de abertura debaterá o papel da avaliação na implementação de políticas de extensão universitária com a presidente Malvina Tuttman, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Já o professor André Luiz Figueiredo Lázaro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, discute o planejamento no desenvolvimento de políticas institucionais.
Na parte da tarde o Pró-reitor de Planejamento da UFMG, professor João Antônio de Paula, debate universidade, cultura e desenvolvimento. A Pró-reitora Ajdunta de Extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel Nogueira, fala sobre os indicadores de extensão para a Inep e para Andifes. O debate sobre metodologia de avaliação de projetos de extensão fica por conta do professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Ricardo Mendonça Fabrino.
Os interessados deverão preencher o formulário. O evento conta também com a emissão de certificados de participação.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-6435.
Redação: com Assessoria de Comunicação Proex