O 1° Simpósio Nacional em Epidemiologia e Conservação de Animais Silvestres (SINECOAS) tem o objetivo de discutir os projetos de conservação dos animais silvestres no Brasil e ressaltar a importância da epidemiologia nesses projetos. Além disso, o simpósio promove um ambiente de atualização e discussão entre os alunos de graduação e pós-graduação ao cenário de pesquisa e desenvolvimento nas áreas em questão.
O Simpósio acontece do dia 12 a 15 de fevereiro de 2014. As inscrições se iniciaram no dia 20 de novembro e acontecem até o dia 9 de fevereiro de 2014. Até o dia 6 de fevereiro de 2014, os estudantes pagam 90 reais e os profissionais 120 reais. A partir do dia 7 de fevereiro de 2014, os valores se alteram, ficando: 120 reais para estudantes e 150 reais para profissionais.
Serão ministradas palestras por especialistas no assunto, para um público alvo formado por profissionais e estudantes das áreas de ciências agrárias e biológicas atuantes na Conservação de Animais Silvestres e em clínicas veterinárias, tais como Médicos Veterinários, Médicos e Biólogos; além de alunos da graduação e pós-graduação, pesquisadores de instituições de ensino superior, centros de pesquisa e desenvolvimento (públicos e privados), e demais interessados nas questões de conservação dos espécimes silvestres. Serão disponibilizadas 300 vagas, sendo que 30 delas serão para alunos da FUMP. A carga horária será de 12 horas.