Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Abertas as inscrições de bolsistas para o Pet-Saúde 2012

Está aberto o edital para seleção de 108 estudantes para atuarem como bolsistas no Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (Pró-Saúde/Pet-Saúde) na UFMG – 2012. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) receberá inscrições dos candidatos até o dia 2 de setembro. A inscrição será realizada, exclusivamente, no site da Fundep. Apenas os estudantes que se inscreverem até às 23h59 do dia 02 de setembro e que atenderem a todos os requisitos poderão participar do processo seletivo.

As vagas estão distribuídas entre os cursos de Medicina Veterinária, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Poderão participar da seleção estudantes que estiverem regularmente matriculados em algum destes cursos. Durante a vigência do projeto, o aluno deve ter disponibilidade para dedicar ao programa 12 horas semanais para os bolsistas e 8 horas semanais para os voluntários.

O processo de seleção consta de prova escrita, análise do Rendimento Semestral Global Médio (RSG) e entrevista. A prova escrita será realizada no dia 4 de setembro de 18h às 20h no CAD 1 – Campus Pampulha (em frente ao ICB). Na análise do RSG será considerada a média dos valores de todos os períodos letivos cursados até o segundo semestre de 2011. As entrevistas serão realizadas de acordo com o curso nos dias 15, 17 e 18 de setembro em datas, locais e horários a serem agendados e divulgados por e-mail e no site da Prograd e da Fundep.

O resultado final compreenderá a soma das notas da primeira etapa (prova escrita e análise do RSG) com a pontuação obtida na entrevista e será divulgado até o dia 20 de setembro. Alunos selecionados deverão comparecer, obrigatoriamente, no seminário de abertura do projeto, no dia 22 de setembro, das 8 às 18 horas, em local a ser divulgado. O candidato selecionado terá direito à bolsa por 6 meses, renováveis por mais 6 meses, se houver interesse do bolsista e de acordo com a avaliação do tutor e do preceptor.

Os estudantes estarão envolvidos em atividades tais como levantamento e análise do perfil socioeconômico, demográfico e epidemiológico das comunidades e escolas; reconhecimento da estrutura administrativa dos serviços de saúde e do Sistema Municipal de Saúde (SMSA-PBH); participação nas reuniões e atividades dos Conselhos Locais de Saúde; inserção nas atividades rotineiras das equipes de saúde, como visitas domiciliares, ações coletivas e de Educação em Saúde; desenvolvimento dos projetos de pesquisa junto às comunidades, escolas e equipes de saúde, desde o planejamento até a análise dos resultados; participação em eventos e divulgação dos resultados em periódicos científicos e participação em atividades específicas em conformidade com as linhas temáticas do projeto.

O Pet-Saúde é um Programa dos Ministérios da Saúde e Educação destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências destinado, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O Pet-Saúde se caracteriza como um subprojeto do Pró-saúde III, cujo objetivo principal é a reorientação da formação profissional em saúde no que diz respeito à orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica dos cursos de graduação em saúde.

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola