Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

A Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa conquista a certificação “Fazenda Nota 10”

Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o setor de Bovinocultura de Leite da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa conquistou a certificação no programa “Fazenda Nota 10”. Criado em 2018, pela Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CCPR), o programa visa incentivar a profissionalização e adoção de Boas Práticas Agropecuárias nas propriedades leiteiras por meio de quatro pilares: gestão, bem-estar animal, infraestrutura e qualidade do leite. Cada pilar está associado a estratégias de manejo e ferramentas diversas, que trabalham a favor dos objetivos inerentes às atividades. Cada propriedade apresenta suas particularidades, dessa forma, deve adequar seus métodos para cumprimento dos requisitos obrigatórios do programa de acordo com suas capacidades e limitações. 
 
 
O processo de certificação consiste na avaliação sistemática das atividades desenvolvidas na propriedade como forma de averiguar se elas estão de acordo com o programa e se foram implementadas com eficácia. Em caso de conformidade nos parâmetros requisitados, a fazenda conquista a certificação e passa a receber bonificação de três centavos por litro de leite entregue, durante o período de um ano. Após este período, uma nova auditoria é realizada para reavaliação e adequação de todos os requisitos, levando-se em conta os conceitos mais recentes recomendados e embasados pelas pesquisas científicas. 
A conquista da certificação se deve ao trabalho em equipe desenvolvido na fazenda liderado pela professora Sandra Gesteira Coelho (Produção Animal) e Hilton do Carmo Diniz Neto (Doutorando em Produção animal), colaboradores do setor, Fabiana Cunha (Técnica); Uibirá Tupinambás (Administrador), Diogo Gonzaga Jayme (Diretor) e inúmeros setores da EV-UFMG, dentre eles: Reprodução (Álan Maia Borges); Clínica de Ruminantes (Rodrigo Melo Menezes, Elias Jorge Facury Filho e Antônio Último de Carvalho); Qualidade do leite (Lívio Ribeiro Molina) e Forragicultura e Alimentos (Diogo Gonzaga Jayme). 
 
Segundo a professora Sandra Gesteira Coelho “Para obter a certificação tivemos que estabelecer protocolos e procedimentos em todas as atuações com os animais, o que gerou padronização de procedimentos, maior organização e economia de tempo e recursos financeiros. Tendo sido extremamente proveitosa a entrada no programa de "Fazenda Nota 10"".
 
Você encontra as estratégias de manejo utilizadas na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa e a descrição do sistema atual de produção na Edição 97 dos Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, produzido por parceria entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CRMV-MG), Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE-UFMG).
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola