“Um mestre não é aquele que aprendeu a ensinar, mas aquele que ensina a aprender”
O professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), Geraldo Eleno, atua no corpo docente da Escola de Veterinária da UFMG desde 1988. Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , é referência nacional e internacional em equinos.
Na última sexta-feira, dia 18 de maio de 2012, foi prestada uma homenagem ao professor, em prol de seu pedido de aposentadoria. A homenagem, organizada pelo professor Rafael Faleiros, aconteceu no Auditório do DCCV de maneira informal, e contou com a presença da família do professor Geraldo Eleno, de orientados e de outros professores da Escola.
“Eu pedi para rasgar o papel”, brincou o professor Antônio de Pinho do DCCV. “E eu ainda não assinei. Cuidado, pois não sei se assinarei!”, completou o diretor da Escola de Veterinária, se referindo à documentação relativa ao pedido de aposentadoria.
Foi em tom de descontração, nostalgia e muita emoção os presentes fizeram suas declarações. As lágrimas foram inevitáveis, “estamos nos despedindo de um mestre, um exemplo de profissional, de homem. Uma referência”, declarou o professor Rafael Faleiros, primeiro orientado de Geraldo Eleno. O diretor da Escola acrescentou que a Escola estava perdendo um grande profissional, uma referência de conhecimento e paixão.
Geraldo Eleno é um professor que gosta de ver o aluno crescer: “ele é um norteador”, afirmou Ana Victória, única orientanda da Residência. Durante os 24 anos de atuação no meio acadêmico, foram muitos orientados, alunos que o professor direcionou e amparou.
Não faltaram histórias relembradas, agradecimentos prestados. Ao final, os filhos do professor também discursaram: “Orgulho de ter como pai, o Dr. Prof. Geraldo Eleno. Por saber que ele marcou a vida de tanta gente, e orgulho de ter o privilégio de tê-lo sempre presente”, afirmou, emocionado, Thiago Alves.
Emocionado, Geraldo Eleno agradeceu aos presentes pelo tempo dedicado àquela singela homenagem e admitiu: “fui e sou feliz nesta casa (a Escola), mas a vida tem seu curso e eu tenho de me despedir”.
Com muitos abraços, a cerimônia foi encerrada. Foi a despedida de um semeador, um profissional atualizado, com paixão pela profissão e ânsia de ensinar.