Ocorreu nesta quarta-feira, dia 16 de março, no Auditório da Escola de Veterinária da UFMG, a colação de grau dos formandos no segundo semestre de 2021 em Medicina Veterinária. O evento foi muito especial, pois marcou a volta oficial das colações presenciais, com o comparecimento não só dos formandos, mas também de suas famílias e demais convidados. A cerimônia também foi transmitida no YouTube, pelo canal do Setor de Audiovisual da Escola de Veterinária.
A solenidade foi presidida pela diretora da Escola de Veterinária, Profa. Zélia Lobato, contando também com a presença dos professores Andrey Pereira Lage, coordenador do Colegiado de coordenação didática do curso de Medicina Veterinária; Lorena Lopes Ferreira, a patronesse da turma; Elias Jorge Facury Filho e Antônio Último de Carvalho, professores homenageados pela turma; do funcionário homenageado Luiz Carlos de Assis e do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CRMV-MG), Dr. Bruno Divino Rocha, ex-aluno da Escola.

A professora Zélia abriu a cerimônia expressando sua alegria por poder receber os formandos e convidados de maneira presencial: “Desde março de 2020, essa é a primeira colação oficial que fazemos de forma presencial […] estamos muito felizes que vocês estejam aqui hoje”.
Após a reprodução do hino nacional, a bacharelanda Lygia Gonçalves realizou a oratória em nome da turma, onde ela agradeceu a todos que tornaram a jornada dos alunos possível, sejam os professores ou os mestres animais, que participaram da formação dos alunos. Lygia também falou sobre o orgulho de ser UFMG: “Eu sempre fico com um brilho nos olhos de dizer que eu sou filha da Escola de Veterinária da UFMG [..] Carregamos no peito com orgulho todo o aprendizado que obtivemos aqui”.

Em seguida, o presidente do CRMV-MG, Dr. Bruno Divino Rocha, entregou o certificado de honra ao mérito e o bottom alusivo à Medicina Veterinária à formanda Maria Vitória Peixoto Chaves, que se destacou com a melhor média dentre a turma de formandos. O presidente realizou também um discurso, onde salientou a importância e responsabilidades do Médico Veterinário.
O bacharelando Victor Ruas Meneses Cândido, acompanhado dos outros formandos, proferiram então o juramento do Médico Veterinário, momento seguido pelo proferimento do termo de colação de grau.
Os formandos foram então chamados nominalmente para receber o diploma, dentre eles estava a filha da Diretora da Escola Zélia Lobato, que a recebeu junto do pai da formanda.

A cerimônia foi finalizada com um discurso da professora Zélia, onde a Diretora relembrou das celebrações dos 90 anos da Escola de Veterinária, além dos deveres do Médico Veterinário. Zélia também falou sobre a importância singular desta colação de grau, já que não só será sua última antes de deixar a Diretoria da Escola, mas também contou com a participação de sua filha. A professora ainda acrescentou: “Uma vez que passaram por essa Escola, será aqui, para sempre, a casa de vocês, que agora fazem parte da nossa história. Hoje, como uma boa mãe, ela lhes dá asas, para que busquem seus destinos, porém saibam que sempre seremos raiz, sólida e acolhedora, quando precisarem de nós ou só quiserem nos visitar”.
Após a cerimônia, a Assessoria de Comunicação da Escola entrevistou Zélia, perguntando-a sobre seus sentimentos sobre a volta das colações presenciais, ela respondeu: “É uma alegria muito grande, porque é muito diferente sentir a energia, estar presente para dar um abraço nos alunos, nos pais, nesse momento que é tão importante para todos que rodeiam nossos alunos e para nós também, que entregamos mais 40 médicos veterinários. Esse contato do abraço, do olho no olho, não tem nada que substitua esses momentos impactantes como a colação de grau. Tivemos o auxílio de várias pessoas para que o auditório ficasse seguro, com o uso de máscara, então foi muito tranquilo, acho que correu muito bem. Também conseguimos transmitir, então quem não pôde assistir acompanhou pelo YouTube”.
O Dr. Bruno Divino Rocha, presidente do CRMV, também dividiu seus pensamentos sobre realizar novamente as cerimônias: “Eu estou aqui sempre e, como a Zélia falou, a Escola acaba sendo nossa casa, […] mas estar na Escola é sempre emocionante. Uma coisa que é muito importante, que é legal a gente compartilhar, é que a gente acha que forma sem saber de nada, mas aqui a gente forma sabendo muita coisa. Como a Zélia falou, é um pontapé inicial, mas continuar aqui na Escola, dar esse passo inicial na formação, e agora vem residência, mestrado e doutorado; é fundamental para a gente ter sucesso na carreira e, principalmente, atender a demanda da sociedade, que é nosso papel”.
A Escola de Veterinária deseja sorte e sucesso a todos os formandos!
Confira abaixo a cerimônia completa: