O dia 5 de maio é nacionalmente conhecido como o Dia das Comunicações e foi criado como homenagem ao nascimento de Marechal Rondon (1865), considerado o Patrono das Comunicações no Brasil por ter sido um dos principais responsáveis pela criação de importantes linhas telegráficas no país e por integrar a região sudeste às regiões centro-oeste e norte do país.
A partir dessa invenção, a comunicação passou por diversas mudanças, sempre acompanhando as novas tecnologias. Do telégrafo ao telefone, do fax ao e-mail, dos jornais televisivos às publicações nas redes sociais, a comunicação se desenvolveu e atinge, agora, um público ainda maior. Nos dias atuais, em que todos nós recebemos informação o tempo inteiro e temos uma imensa facilidade em compartilhá-la, a figura do comunicador se torna ainda mais importante. Mais do que compartilhar informação, o comunicador precisa garantir a sua veracidade, qualidade e relevância para o público.
A Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária
A Escola de Veterinária enfrentou, por um período, questões relacionadas com a falta de divulgação dos acontecimentos da Unidade. Nesse cenário, servidores, alunos de graduação e de pós-graduação e a comunidade em geral não possuíam acesso à grande parte do conhecimento, eventos e pesquisas gerados pela Escola, uma instituição de excelência inserida no cenário nacional e internacional da Medicina Veterinária.
Analisando essa demanda e buscando respostas eficientes, foi reconhecida a necessidade de implantação de um setor com profissionais relacionados à área de Comunicação para que houvesse, na Escola de Veterinária, uma organização e divulgação dos acontecimentos e eventos da Unidade em formato de notícias e informações.
Visando, então, melhorar a área de comunicação, a Escola implantou em Novembro de 2010 uma Assessoria de Comunicação. O Projeto foi coordenado pela Professora Zélia Lobato, pessoa extremamente importante para o surgimento da Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária.
Hoje, 15 anos depois, ainda é notória a evolução da dinâmica de informações dentro da Escola. A Assessoria, desde o seu início, permitiu ser possível a transformação e a divulgação de informações de interesse da comunidade acadêmica. Os eventos, encontros, solenidades, pesquisas e outros fatos referentes à instituição são noticiados e registrados pela equipe do projeto, de maneira acessível e amplamente divulgada.
A Assessoria de Comunicação promove manutenções e atualizações constantes no site e no instagram da Escola de Veterinária, por meio da publicação de matérias, notícias, entrevistas, elaboração de peças gráficas para diversas demandas, campanhas de divulgação interna, atendimento às solicitações da imprensa e outras atividades, todas elaboradas pela equipe interdisciplinar da Assessoria. O reflexo desse trabalho é o constante surgimento de novas demandas por parte da instituição, do público interno e externo.

Hoje, a Assessoria de Comunicação é coordenada pelo Prof. Carlos Augusto e tem como chefe de setor o servidor técnico-administrativo Antônio Carlos Figueiró. Além disso, a equipe é formada por mais três estagiárias: Sophia Mendes, estudante de Medicina Veterinária responsável pela produção e divulgação de conteúdo para as redes sociais da Escola e comunicação interna; Luísa Mendes e Wanessa Fernandes, estudantes da Faculdade de Letras, responsáveis pela manutenção, produção e divulgação de matérias no site da Escola.
Mas a Assessoria é composta por mais do que a sua equipe atual: ela é formada por todos os estagiários, servidores e colaboradores que já passaram pelo setor, por toda a comunidade acadêmica que requer os seus serviços e enviam material para divulgação e por todos aqueles que fazem uso das informações divulgadas para conhecer melhor a Escola e seus serviços. Afinal, a comunicação é uma via de mão dupla, que precisa de um público para ouvir o que alguém tem a dizer.
Todos os dias, a equipe da Assessoria se esforça para divulgar ao público interno e externo os eventos e projetos realizados pela Escola. Hoje, viemos compartilhar algo um pouco diferente: o projeto que nós mesmos fazemos parte, a Assessoria de Comunicação, e como ela nos impactou pessoalmente. Que esses relatos sejam um lembrete da importância e impacto da comunicação em nossas vidas!
Equipe atual
Antônio Figueiró
No final de 2022 chego na escola, para assumir um cargo de técnico em tecnologia da informação. Devido à minha vivência em redação de um jornal de grande circulação estadual, tive a sorte de ser alocado na assessoria de comunicação da faculdade. O projeto que me aguardava era acompanhar a transição do servidor (equipamento que manteria na época o site novo da escola no ar), além de verificar a qualidade das imagens, o que eu já fazia no jornalismo, no departamento de pré-impressão. Na imprensa tive a oportunidade de trabalhar com grandes jornalistas e escritores por mais de 32 anos, para mim uma escola de conhecimentos, os mais diversos.
Aqui na assessoria de comunicação, no dia 12 de dezembro de 2022, inicia-se minha jornada e como toda trajetória, a experiência que fica é de que o aprender depende da capacidade que cada um tem de reconhecer que uma experiência anterior contribui muito, mas não substitui a atual. Era tempo de aprender e adaptar-se.
Com especialização em gestão de projetos, dei início ao processo que me levaria a conhecer pessoas, adquirir saberes e estar num ambiente acadêmico visto por dentro. Uma nova rotina se iniciou de trabalho, aprendizagem, comprometimento, sim, acredito ser essa a palavra que determinou tudo na minha estada em curso na faculdade, comprometimento. Dispus-me a ouvir e comprometi-me a aprender.
Os desafios fizeram parte da minha rotina. Tudo muito novo, porém agradeço muito às pessoas que se dispuseram a me ensinar, pois expuseram toda a informação para mim de forma fácil e agradável. Fui bem acolhido em todas as áreas na instituição, como o T.I, o Rh e todos os componentes da diretoria que me deram apoio necessário para que eu superasse barreiras naturais do trabalho e agregasse valores à minha trajetória profissional.
Em maio de 2023, com a ajuda da Luisa, funcionária da farmácia do Hospital Veterinário selecionamos as estagiárias Wanessa e Luísa, que abrilhantam o setor de assessoria de comunicação até hoje, na redação de matérias, fotografia, edição e tratamento de imagens, ao lado de outra pessoa encantadora, Sophia que de forma brilhante cuida pela divulgação de informações na escola, através das mídias sociais e gráficas. Digno de nota também são os outros estagiários que passaram pela assessoria, para eles meus sinceros agradecimentos pela contribuição impagável ao departamento.
Atualmente estou como coordenador do projeto por 2 anos e meio, desde então acredito estar somando ao lado de minha equipe para a faculdade.
Considero a escola, como mais um nível positivo em minha carreira pessoal e profissional, que levarei com outras experiências para sempre comigo, onde for.
A todos que me proporcionaram estar aqui, a Deus e minha equipe, meu muito obrigado!

Luísa Aguiar
Oi! Meu nome é Luísa, sou estudante de Letras na UFMG e trabalho há dois anos junto com a Assessoria de Comunicação da Escola. Inicialmente, minhas tarefas dentro da Assessoria incluíam a atualização do site, redação das matérias e controle e resposta dos e-mails recebidos. Porém, ao longo desses dois anos, adquiri muito mais: aprendi sobre fotografia, edição e tratamento de imagens, atendimento ao público, cobertura de eventos e até mesmo algumas noções básicas de linguagem HTML e programação.
Dentro da Assessoria, pude acompanhar mais de perto a importância de uma comunicação efetiva e bem realizada nos trabalhos da faculdade e, especialmente, na percepção do público externo sobre a universidade pública. A UFMG é muito grande e, por isso, é fácil se perder na quantidade de trabalhos e projetos desenvolvidos por ela, mas, trabalhando junto com a Assessoria, eu pude conhecer e acompanhar projetos incríveis, que trabalham para a educação dos alunos de graduação e, principalmente, para a sociedade como um todo.
A comunicação é uma ferramenta poderosa, e é um prazer poder utilizá-la para informar toda a comunidade sobre os trabalhos aqui desenvolvidos! Acredito que essa experiência me ensinou também a valorizar ainda mais o trabalho de cada um e a prestar mais atenção no que acontece ao meu redor. Às vezes podemos deixar passar despercebido, mas estamos cercados por pessoas que constroem ideias e projetos que verdadeiramente moldam o mundo. E é tarefa da comunicação fazer com que todos conheçam esse trabalho.
Sophia Mendes
Olá! Meu nome é Sophia, sou estudante do sexto período de Medicina Veterinária na UFMG e, há dois anos, atuo como estagiária na Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária, onde sou responsável pela gestão das redes sociais da Escola, da FEPE e do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite.
Entrei para a assessoria movida por um interesse pessoal na área de mídias, e hoje posso dizer que encontrei uma verdadeira paixão pela comunicação e pelo marketing. Ao longo desse tempo, desenvolvi habilidades essenciais para a área, como atendimento ao público pelos canais oficiais, fotografia e cobertura de eventos, criação de flyers comemorativos, design e edição de imagens, escrita para blogs institucionais entre outras competências que hoje fazem parte da minha rotina.
Trabalhar na comunicação me apresentou um novo olhar sobre a Medicina Veterinária — um lado mais estratégico, voltado para a gestão, para o relacionamento com o público e para a valorização institucional da profissão. Neste 7 de abril, Dia do Jornalista, deixo aqui minha admiração e respeito por todos os profissionais que se dedicam a informar com responsabilidade, ética e sensibilidade. Como estudante e comunicadora, sigo inspirada por esse compromisso com o fortalecimento do diálogo entre ciência e sociedade.
Wanessa Fernandes
Sou estudante de Linguística do Texto e Discurso na FALE-UFMG, com interesse especial na área de comunicação, em particular no jornalismo.
Há dois anos, alinho minha formação acadêmica com este interesse ao atuar na Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária. Aqui, desempenho atividades de divulgação, atualização de conteúdos, elaboração de textos e cobertura de eventos, contribuindo para estreitar os laços da comunidade veterinária por meio da escrita.
Na Assessoria, descobri o verdadeiro poder da comunicação: difundir eventos relevantes, esclarecer dúvidas de públicos internos e externos e registrar, em imagens e vídeos, os momentos marcantes da Escola.

Setor de Audiovisual
A Assessoria de Comunicação, para desempenhar suas funções de maneira plena, conta com o apoio de toda a comunidade acadêmica na divulgação de informações e na criação de novas pautas. Nesse contexto, destaca-se a parceria com o Setor de Audiovisual da Escola, coordenado pelo servidor técnico-administrativo Bruno Máspoli Ferreira Lima.
O setor é responsável pelas instalações e operação dos sistemas que necessitam de recursos de Áudio e Vídeo. Pela guarda, controle e distribuição de aparelhos audiovisuais, além de colaborar na produção de material didático, pesquisa e extensão que utilizam de recursos audiovisuais na Escola de Veterinária.

Bruno
Quando cheguei há mais de uma década na Escola de Veterinária, não imaginava como poderia contribuir de forma significativa para a instituição, pois minhas experiências anteriores eram todas voltadas para produção audiovisual, estúdio de gravação e para a iniciativa privada e não me imaginava que na unidade iria executar trabalhos que vão além da técnica.
A grande sacada do diretor da época foi me colocar no CENEX, onde conheci o Prof. Matheus, que me apresentou os projetos de extensão voltados para o rádio. A partir daí, consegui me encontrar dentro da unidade foi onde comecei a executar trabalhos em audiovisual exigem pensamento crítico e criativo que combinados com a técnica garantem uma comunicação eficaz.
Como reconhecimento pelo trabalho, recebemos duas premiações na semana do conhecimento da UFMG como destaque:
- 1º lugar na VI Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação, que mostra a importância da inserção desses profissionais na educação
- Destaque no XIX Encontro de Extensão com o programa de rádio “Minuto do Campo”, onde mostramos como o audiovisual pode potencializar a divulgação científica por meio do radio.

🔔 Fique por dentro das novidades e atualizações!
Acesse nossos canais e entre em contato com a gente:
🌐 Site: https://vet.ufmg.br/
📸 Instagram: https://www.instagram.com/veterinariaufmg/
📧 E-mail: comunica@vet.ufmg.br
📞 Telefone/WhatsApp: (31) 3409-2017 – (31) 8661-8229
Equipe
André Fernandes (fotografia), Antônio C. (supervisão), Luísa Aguiar e Wanessa Fernandes (redação).
Referências
Dia Nacional das Comunicações celebra uma história de evolução e conquistas. Disponível em: <https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/maio/dia-nacional-das-comunicacoes-celebra-uma-historia-de-evolucao-e-conquistas >. Acesso em: 25 abr. 2025.
EDUCAÇÃO. Em homenagem a Rondon, este é o dia nacional das comunicações. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/0505—dia-nacional-das-comunicacoes.htm >. Acesso em: 25 abr. 2025.
Telefone faz 145 anos: brasileiros contam histórias sobre o aparelho. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-03/historias-que-se-contam-ao-telefone >. Acesso em: 25 abr. 2025.
SIEX/UFMG – Sistema de Informação da Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Disponível em: <https://sistemas.ufmg.br/siex/VerDescricao.do?id=22771&tipo=Projeto >. Acesso em: 28 abr. 2025.