Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Laboratório

Núcleo de Células Tronco e Terapia Celular Animal (NCT-TCA)

Criado em 2007, o Núcleo de Células Tronco e Terapia Celular Animal (NCT-TCA) da Escola de Veterinária da UFMG desenvolve pesquisas na área da terapia celular animal e estuda a participação das células tronco na gênese de doenças ósseas causadas por disfunções endócrinas, como hipogonadismo, hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Esse laboratório multiusuário foi criado com o objetivo principal de dar amparo aos docentes da Escola de Veterinária que tem projetos de pesquisa na área das células tronco. Mas, o fato é que o NCT-TCA tem agregado um número crescente de pesquisas com células tronco não somente de docentes e pesquisadores da Escola de Veterinária como também de outras unidades da UFMG e que integram a equipe do NCT-TCA. Tanta demanda e as novas parcerias tornou imprescindível a necessidade de uma estrutura mais ampla para melhor acomodação de todos os usuários. Por meio de verba do CT-INFRA/FINEP foi construído o novo NCT-TCA que agora juntamente com outros laboratórios, de tecnologia avançada, compõe o Complexo Laboratorial de Pesquisa Avançada em Medicina Veterinária.

• Contatos
    • Telefone

• serakidesufmg@gmail.com

• Equipe
        • Profa. Dra Rogéria Serakides (coordenadora) (VET-UFMG)
        • Profa. Dra Natália Melo Ocarino (sub-coordenadora) (VET-UFMG)
        • Profa. Dra. Amanda Maria Sena Reis (ICB-UFMG)
  • Serviços
      • Pesquisas na área da terapia celular animal e doenças metabólicas de origem endócrina e nutricional.